Natal de um norueguês no Brasil

dez 26, 2018 | Intercâmbios

Natal de um norueguês no Brasil

Como estou no Brasil há seis meses, significa que o natal para mim também foi comemorado no Brasil. Neste post, portanto, pretendo falar sobre como o Natal tem acontecido para mim e como os brasileiros no Nordeste do Brasil estão celebrando, o que é muito diferente do que fazemos na Noruega.

 

O Natal para mim começou há cerca de um mês. Nos últimos dias de novembro muita música natalina foi ouvida no meu quarto. Quando chegou o dia do Advento, tudo foi muito rápido porque muitas coisas estavam acontecendo. Um acampamento com diferentes missionários, um acampamento com a congregação e um casamento foram algumas das coisas que fizeram com que eu não focasse muito no Natal durante esses dias, apesar de um pequeno calendário do Advento que recebi de minha tia ainda na Noruega.

Quando faltava uma semana para a véspera de Natal, meu espírito natalino era praticamente inexistente. Durante a semana, fui comprar presentes de Natal no Crato e em Juazeiro de Norte, além de assistir à TV norueguesa de Natal. Isso fez com que a atmosfera de Natal existisse um pouco.

Turma de Juazeiro do Norte e Crato/CE

Ceia de Natal com os pastores e famílias

No dia anterior à véspera, havia o culto na igreja. O templo foi decorado com pequenas decorações e tocamos uma canção de Natal durante o culto, e todos desejaram um Feliz Natal mutuamente. Tivemos ainda uma dinâmica a respeito desta data durante o culto. Lembrou do Natal, mas comparado a um culto natalino normal na Noruega, estava longe de ser muito parecido.

A véspera de Natal chegou e, para ser sincero, era um dia normal. Eu senti que era um dia, de certa forma, especial, mas parecia que poderia ser qualquer dia. Eu passei o tempo cortando cabelo, carregando telhas e jantando com alguns convidados. Decorações de Natal, música de Natal, árvore de Natal e luzes de Natal eram inexistentes.

O dia de Natal foi o dia em que comeríamos com os pastores e daríamos presentes uns aos outros. O jantar começou por volta das 7 da noite. Então, comemos algo que não consigo lembrar o nome e trocamos os presentes. Foi uma noite muito bonita que considero uma boa noite de Natal para mim.

Deve ser dito que os pastores do jantar mencionado são do sul do Brasil, enquanto aqueles com quem eu estava na véspera de Natal eram daqui do nordeste. Além disso, esta região do Brasil é uma parte mais pobre (muito mais pobre se comparar com o sul), portanto as tradições natalinas são influenciadas por isso. Meu “pai brasileiro” me disse que as pessoas daqui não aceitam tradições que não são originais da região, o que explica por que eu raramente ouço músicas de Natal aqui.

Enfim, como você já percebeu, o Natal é muito diferente no nordeste brasileiro. Ainda assim tem sido muito bom de qualquer forma! Recebi e dei presentes, comi boa comida e escutei música natalina. Contudo, já ansioso para um Natal no estilo norueguês no próximo ano. Mas, se juntar tudo o que aconteceu aqui e colocar o pão de gengibre, não há problema em ter um Natal sem tradições norueguesas. 

Kristoffer Byberg, participante do Connect – programa de intercâmbio do ME

quarta-feira, 26 dezembro 2018
Descanso

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

ler mais

O Deus que tudo sabe

O caminhar hoje passou a ser esperar, o esperar passou a ser descansar e o descansar nos levou a confiar.

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

E se pararmos de buscar a felicidade?

Não há sentido em buscar prazer porque, por mais que se alcance tudo que é desejável, ao fim do dia o coração continua insatisfeito.

Movimento é vida!

Movimento é vida e saber que Deus segue a jornada de vida ao meu lado é o que me dá esperança de seguir em frente.

A vida da gente, em casa (parte 2)

Uma vida de paz é possível entre pessoas e ocupações diferentes, quando refletimos sobre valores e seguimos princípios para resolver nossos dilemas.

A vida da gente, em casa (parte 1)

Dentre outras coisas, a quarentena tem evidenciado novas crises matrimoniais, relações deturpadas de pais e filhos, vínculos profissionais frágeis e com isso, relacionamentos que se rompem.

Olhos abertos para a luz

Não guarde seus olhos no bolso, na escuridão das trevas, mas olhe para fora, olhe através de Cristo e veja a luz dele brilhar em e através de você.

Esfregando Esperança

É assim que somos chamados a fazer discípulos no Brasil e no mundo! Devemos ser crentes no dia a dia, permitindo que Jesus se aproxime cada vez mais de nós.

É bom viver em união! – Sl 133

Que esse momento possa servir como reflexão, para nos voltarmos a Deus e para as coisas dele, que são essenciais para nós, como seus filhos e filhas.

Eu venci o mundo!

Que possamos nos agarrar na obra salvadora de Jesus Cristo e assim vivermos com a esperança viva em nossos corações de que Jesus lutou e venceu por nós!

Romantizando Tragédias

Para os que creem, a morte em lugar de fim é simplesmente uma mudança de endereço para uma morada melhor.

Dia das Mães

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.

Fique por dentro do que acontece no ME!