O SOMA é uma iniciativa do Movimento Encontrão que tem como objetivo acompanhar jovens líderes de comunidades de todo o Brasil. Essa jornada envolve compartilhamento, conexão, presença construtiva, com alvos previamente estabelecidos e preza pela troca de experiências, crescimento e “preparação para toda a boa obra” (2 Timóteo 3.17).



Natal de um norueguês no Brasil



Como estou no Brasil há seis meses, significa que o natal para mim também foi comemorado no Brasil. Neste post, portanto, pretendo falar sobre como o Natal tem acontecido para mim e como os brasileiros no Nordeste do Brasil estão celebrando, o que é muito diferente do que fazemos na Noruega.
O Natal para mim começou há cerca de um mês. Nos últimos dias de novembro muita música natalina foi ouvida no meu quarto. Quando chegou o dia do Advento, tudo foi muito rápido porque muitas coisas estavam acontecendo. Um acampamento com diferentes missionários, um acampamento com a congregação e um casamento foram algumas das coisas que fizeram com que eu não focasse muito no Natal durante esses dias, apesar de um pequeno calendário do Advento que recebi de minha tia ainda na Noruega.
Quando faltava uma semana para a véspera de Natal, meu espírito natalino era praticamente inexistente. Durante a semana, fui comprar presentes de Natal no Crato e em Juazeiro de Norte, além de assistir à TV norueguesa de Natal. Isso fez com que a atmosfera de Natal existisse um pouco.


Turma de Juazeiro do Norte e Crato/CE
Ceia de Natal com os pastores e famílias
No dia anterior à véspera, havia o culto na igreja. O templo foi decorado com pequenas decorações e tocamos uma canção de Natal durante o culto, e todos desejaram um Feliz Natal mutuamente. Tivemos ainda uma dinâmica a respeito desta data durante o culto. Lembrou do Natal, mas comparado a um culto natalino normal na Noruega, estava longe de ser muito parecido.
A véspera de Natal chegou e, para ser sincero, era um dia normal. Eu senti que era um dia, de certa forma, especial, mas parecia que poderia ser qualquer dia. Eu passei o tempo cortando cabelo, carregando telhas e jantando com alguns convidados. Decorações de Natal, música de Natal, árvore de Natal e luzes de Natal eram inexistentes.
O dia de Natal foi o dia em que comeríamos com os pastores e daríamos presentes uns aos outros. O jantar começou por volta das 7 da noite. Então, comemos algo que não consigo lembrar o nome e trocamos os presentes. Foi uma noite muito bonita que considero uma boa noite de Natal para mim.
Deve ser dito que os pastores do jantar mencionado são do sul do Brasil, enquanto aqueles com quem eu estava na véspera de Natal eram daqui do nordeste. Além disso, esta região do Brasil é uma parte mais pobre (muito mais pobre se comparar com o sul), portanto as tradições natalinas são influenciadas por isso. Meu “pai brasileiro” me disse que as pessoas daqui não aceitam tradições que não são originais da região, o que explica por que eu raramente ouço músicas de Natal aqui.
Enfim, como você já percebeu, o Natal é muito diferente no nordeste brasileiro. Ainda assim tem sido muito bom de qualquer forma! Recebi e dei presentes, comi boa comida e escutei música natalina. Contudo, já ansioso para um Natal no estilo norueguês no próximo ano. Mas, se juntar tudo o que aconteceu aqui e colocar o pão de gengibre, não há problema em ter um Natal sem tradições norueguesas.
Kristoffer Byberg, participante do Connect – programa de intercâmbio do ME



Being church
Being church in urban areas like Curitiba is a great challenge. Church is, in its core, all about strengthening relationships, bringing people closer to each other and to the cross of Christ while, by developing intimacy, these people are transformed and transform each other.



O que significa “ser igreja”?
Ser igreja em um contexto urbano como Curitiba é um grande desafio. Igreja, em sua essência, é o estreitar relacionamentos, aproximar pessoas umas das outras e da cruz de Cristo, ao mesmo tempo que, ao desenvolver intimidade, essas pessoas são transformadas e transformam umas às outras.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Fique por dentro do que acontece no ME!
1º encontro SOMA turma 3
O SOMA é uma iniciativa do Movimento Encontrão que tem como objetivo acompanhar jovens líderes de comunidades de todo o Brasil. Essa jornada envolve compartilhamento, conexão, presença construtiva, com alvos previamente estabelecidos e preza pela troca de experiências, crescimento e “preparação para toda a boa obra” (2 Timóteo 3.17).