É de conhecimento geral, o processo de negociação com a Igreja Família, localizada em
São José dos Pinhais, envolvendo a FATEV. Contudo, em razão da complexidade inerente
aos trâmites de transferência de uma Instituição de Ensino Superior, a transferência não
teve prosseguimento. Diante disso, o Movimento Encontrão reassume formalmente sua
função como entidade mantenedora da FATEV. Todo o processo está sendo conduzido com
o devido respeito e consideração entre as instituições envolvidas.
Noruega e a Cultura Musical
jan 25, 2023 | Artigos, Intercâmbios
Eu cresci rodeada por canções e minha família sempre foi muito musical, desde pequena estava envolvida nas atividades e departamentos musicais da igreja e isso sempre foi peça chave na minha vida. A Noruega em si, especialmente no seu chamado “Bible Belt” (em tradução livre: cinturão biblíco, região mais ao sul do país conhecido por sua forte cultura cristã) tem uma tradição musical muito forte. É muito comum saber de grupos de louvor, corais, bandas e etc, famosos por todo o país localizados nessa região. Desde pequenos, muitos noruegueses são incentivados a fazer aulas de diferentes instrumentos.
É claro que, na época de seleção para vir ao intercâmbio, eu não poderia deixar esse fator de lado, eu amo estar em contato com música, poder estar em uma comunidade ligada a isso seria muito especial e é uma das áreas em que eu tenho experiência de liderança. E, é claro, os planos de Deus foram extremamente bondosos comigo. Além de ter uma teammate que gosta tanto de musica quanto eu, fui agraciada em vir morar em uma cidade especialmente musical. Eu e Sarah costumamos dizer que Egersund foi um match perfeito pra nós duas. Aqui temos inúmeras atividades musicais, fazemos parte da banda de metais da cidade, cantamos em um grupo de louvor, cantamos em um coral, acompanhamos o coral juvenil, ajudamos no babysang – atividade musical para pais/mães e bebês, entre outras atividades musicais. No começo, brincavámos dizendo “o que será que tem na água dessa cidade?” porque parecia que todo mundo tinha algum (ou alguns) talento musical, pelo menos no nosso círculo social.
Ter o privilégio e oportunidade de participar de tantas atividades relacionadas à música aqui no estágio nos trouxe muitos aspectos positivos porque além de nos fazer sentir mais confortáveis e conectadas com o que estávamos fazendo esses ambientes nos proporcionaram um adentrar na sociedade ainda mais profundo, nos relacionando com pessoas diferentes mas com os mesmos interesses. Essas pessoas, ao longo dos encontros semanais em ensaios se tornaram os rostos conhecidos aos quais sorrimos calorosamente na rua e que podemos, agora, chamar de comunidade.
Música é linguagem universal. Música inspira e transforma. Música educa. Música CONECTA, e hoje esse fato traz muito mais significado pra mim! Deus cuida em cada pequeno detalhe, seja no cantar dos passáros de manhã, ou mesmo nos proporcionando novas amizades por meio dos interesses em comum, como, por exemplo, a música. Usar essa ferramenta que une para honra, louvor e glória de Deus deixa tudo ainda melhor. Que nunca esqueçamos desse carinho e amor demonstrados em cada detalhe e que nossa vida seja uma canção de louvor e gratidão por isso.
Por: Rebeca Blum