VISÃO, MISSÃO E VALORES

O Senhor me respondeu, e disse: escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que
a possa ler até quem passa correndo.
 (Hc 2.2)

A natureza de um movimento é andar, catalisar e renovar. O Encontrão já tem andado por mais de cinquenta anos e estas páginas querem celebrar e compartilhar desta bonita história da caminhada de Deus conosco.

O Encontrão catalisou no passado evangelicais e pietistas, pastores e missionários e também uma forte liderança leiga. Reuniu o Carlos, o Edgar, a Ruth, o Rudi, o Edson, a Marise, o Helvino, o Arno, a Carolina, o Armindo, o Nestor, o Vili, a Ilma, o João e a Maria; muitas Marias. E continua promovendo o encontro das pessoas umas com as outras e delas com o Pai.

A vontade de renovação tem sido canalizada pela evangelização, discipulado e a capacitação. A nossa estrutura é secundária e a vinculação à IECLB é inquestionável. O Encontrão é movimento de despertamento espiritual que afirma e se firma na Palavra de Deus.

Que o testemunho destas páginas seja de honra e glória ao Senhor. Guarde-as como lembrança, guarde-as no coração.

Um fraternal abraço,

Airton Härter Palm

Diretor Executivo do ME

 

Nossa missão

Em comunhão com o Trino Deus, promover a evangelização, a capacitação e a edificação de igreja.

 

Nossa visão

Ser um movimento de renovação espiritual, por meio do compromisso evangelizador, da prática do discipulado e do serviço missional.

 

Nossos valores

  1. A Palavra inspirada e encarnada – acatamos a Bíblia como a norma autêntica da boa nova de Jesus Cristo, o único mediador, que nos reconcilia com Deus. Quanto à fé e à disciplina, ela é verdadeira em tudo que afirma, julgando toda prática cristã.
  2. A oração – nela vivenciamos a nossa dependência de Deus e a riqueza da relação com ele.
  3. O evangelho redescoberto pela Reforma – a partir da autoridade das Escrituras, aprendemos de Lutero a ênfase na centralidade de Cristo, na suficiência da graça abraçada em fé, que resulta no sacerdócio de todos os crentes. Até o presente, essa Reforma tem desencadeado em movimentos de renovação, em cuja corrente nos inserimos.
  4. A unidade evangélica – comprometemo-nos com esse mandato bíblico, conforme João 17.
  5. A família como referência cristã – Deus nos criou como homens e mulheres – diversos e iguais em sua humanidade – para constituir o casamento e a família. A partir deles, a comunhão e a vida, como preciosos presentes de Deus, são afirmados em suas várias dimensões.
  6. A evangelização e o discipulado – A prática da evangelização e o desenvolvimento de relações de discipulado que buscam a maturidade cristã.
  7. A plantação e revitalização de igrejas – o mandato missional é atendido no testemunho e no serviço, numa visão integral. Assim, a missão como razão de ser da igreja desperta para a vivência comunitária da fé, contemplando a diversidade cultural, geracional e de dons e talentos.
  8. Comunidades despertadas e lideranças vocacionadas – promovemos tanto o ministério na igreja local, como nas áreas e no trabalho missional, em suas amplas possibilidades e desafios.
  9. O Centro de Pastoreio e Missão – zelamos pelo nosso espaço sede de retaguarda, capacitação e impulso à diferentes iniciativas do ME, mais reconhecidas pela Missão Zero, Ministérios, Encontro Publicações e Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba.