A perspectiva luterana cristã sobre o Carnaval no Brasil é marcada por uma tensão entre tradição cultural e ética religiosa. O Carnaval, profundamente enraizado na cultura brasileira, é celebrado com grandiosidade e fervor, mas para muitos cristãos luteranos, apresenta dilemas morais que conflitam com sua fé.

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. (1 Tessalonicenses 5.18).
Depois do comunicado que fizemos sobre uma transição da Fatev para a Igreja Família, como nova mantenedora, esta igreja decidiu por não avançar neste encaminhamento, o que aceitamos levando em conta a dimensão dos compromissos envolvidos. Reconhecemos que a decisão causou vários transtornos, especialmente no que diz respeito à equipe de colaboradores/as, que recém havia sido desligada, para então poder ser recontratada pela nova instituição. Somos gratos ao Prof. Martin Weingaertner por ter reassumido interina e voluntariamente a direção da Faculdade, dando prioridade à formação dos/as estudantes que ainda estão matriculados conosco, cuja ampla maioria conclui sua graduação até o início de 2025.
Em paralelo, abrimos outra frente de negociação visando uma nova transferência de mantença, mesmo com a frustração anterior. Dessa vez, com um grupo privado de cristãos, com larga experiência em formação teológica e também em outras áreas da educação. Além disso, conta com a retaguarda de uma instituição de ensino bastante conhecida em todo Brasil. Assim, farão uso do bom conceito e histórico da Fatev, além de locarem as instalações até agora utilizadas. Para isso ainda teremos de investir em alguma atualização/adaptação predial, mas temos real perspectiva de zerar o déficit financeiro da Faculdade, que pós-pandemia tem acumulado saldos negativos. Essa é uma questão que precisamos considerar pelo testemunho público de nossa fé e o zelo que o evangelho nos pede. Dessa forma a Fatev continuará sendo benção para muita gente, de diferentes ambientes.
Vivemos situações complexas e sensíveis nos últimos meses, mas temos lidado com transparência com as partes envolvidas, incluindo “parceiros” externos com quem temos acordos estabelecidos. Nesse sentido, mantemos um diálogo franco e regular com a presidência e Secretaria de Formação da IECLB. Com tudo isto em mente, assinamos um novo contrato de transição no dia 31 de outubro, justamente quando celebramos a Reforma. Mais do que um feito humano, a data nos lembra daquilo que Deus faz em nosso meio. Assim, entendemos que a mudança é providência de Deus para a Fatev passar por uma revitalização e também a para que o Movimento Encontrão busque por novos projetos de formação missionária, que estão no horizonte.
Por isto, avançamos com um Grupo Assessor de Formação que tem avaliado opções e perspectivas para a ênfase missional e, vai apresentar novas propostas, que considerem a nova configuração do ME e o novo contexto em que vivemos. Aliás, vislumbramos esse novo contexto com o mesmo entusiasmo que rumamos para o Encontrão Jovem Nacional (EJN24), em meados de novembro. Então, sempre temos pelo que dar graças a Deus, que continua no controle de tudo.
CLEITON DAVI HORT
Presidente do Movimento Encontrão
Fique por dentro do que acontece no ME!
Uma perspectiva cristã sobre o carnaval
jul 8, 2024 | Artigos, Intercâmbios
A perspectiva luterana cristã sobre o Carnaval no Brasil é marcada por uma tensão entre tradição cultural e ética religiosa. O Carnaval, profundamente enraizado na cultura brasileira, é celebrado com grandiosidade e fervor, mas para muitos cristãos luteranos, apresenta dilemas morais que conflitam com sua fé.