Uma História Viking

jan 2, 2019 | Intercâmbios

Uma História Viking

O município de Giske, onde estou morando, é formado por quatro ilhas: Valderoya (ilha maior em população, onde fica o centro administrativo), Godoya (a maior montanha), Vigra (maior das ilhas e onde fica o aeroporto) e Giske (menor das ilhas, igreja mais antiga). Esta seria a terra de origem de um famoso Viking, Gang-Rolv ou também conhecido como Rollo¹. Ele e seus homens teriam arrasado tão violentamente a cidade que hoje é Oslo (capital da Noruega) que o rei Harald Hårfagre teria proibido ele de viver na Noruega. Com isso, ele teve que fugir.

Rollo chegou a França e o rei francês Karl (ou Charles II “o simples”) entregou a ele a Normandia em 911. E, de acordo com a história que me foi contada, o rei fez isso pois sabia da fama do viking e o que ele havia feito na cidade de Oslo e esperava manter a paz. Rollo até ganhou um novo nome: Robert, mas ficou conhecido mesmo como Rollon. Ele foi um bom rei na Normandia, defendendo aquele povo de invasores e, dessa forma, passou de um odiado viking para o querido rei Rollon da Normandia. Rollon deu origem a um rei inglês Wilhelm, 5ª geração após Rollo, em 1066.

Igreja de Giske

(é comum ter o cemitério ao redor das igrejas!)

No centro da cidade de Ålesund existe uma estátua de bronze que foi dada como presente de agradecimento a Noruega por ser a terra de origem de Rollon. Esta é uma cópia da estátua localizada em Rouen cidade da Normandia². Inclusive na ilha de Giske, tem uma pequena igreja de mármore do século 12 que foi construída como uma capela familiar. Pelo que contam, era uma família muito rica e donos de toda a ilha. A família de Rollon seria uma das famílias mais poderosas da Noruega naquele tempo. A própria parede da igreja abriga um quadro com a foto da estátua dele e a linhagem dele até o descendente inglês, o rei Wilhelm.

Enfim, ter toda essa riqueza histórica no “quintal” da minha casa é um privilégio!

Jéssica Staehler, participante do Connect – programa de intercâmbio do ME

quarta-feira, 02 janeiro 2019

¹ Gangr-Hrólfr Ragnvaldsson, ou Rollo de Normandie era um nobre nórdico (um jarl ou mais moderno, um conde) e o fundador e primeiro governante do principado viking no que logo ficou conhecido como Normandia. O nome “Rollo” é um nome latino-franco provavelmente tirado do nome nórdico antigo Hrólfr, nome escandinavo moderno Rolf (cf. a latinização de Hrólfr no Roluo similar no Gesta Danorum). Hrolfr é enterrado na Catedral de Notre Dame, em Rouen, França – seu sarcófago está localizado ao longo do lado sul da catedral, em linha com o sarcófago de Ricardo Coração de Leão (1155-1199). Apenas o coração de Richard foi colocado em seu sarcófago.

² A Normandia é uma região francesa que fica no norte da França e significa terra dos homens do norte.

Fontes de pesquisa: Minha HostMother (ela é guia turística), www.gonorway.no, www.giske.kommune.no.

Descanso

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

ler mais

O Deus que tudo sabe

O caminhar hoje passou a ser esperar, o esperar passou a ser descansar e o descansar nos levou a confiar.

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

E se pararmos de buscar a felicidade?

Não há sentido em buscar prazer porque, por mais que se alcance tudo que é desejável, ao fim do dia o coração continua insatisfeito.

Movimento é vida!

Movimento é vida e saber que Deus segue a jornada de vida ao meu lado é o que me dá esperança de seguir em frente.

A vida da gente, em casa (parte 2)

Uma vida de paz é possível entre pessoas e ocupações diferentes, quando refletimos sobre valores e seguimos princípios para resolver nossos dilemas.

A vida da gente, em casa (parte 1)

Dentre outras coisas, a quarentena tem evidenciado novas crises matrimoniais, relações deturpadas de pais e filhos, vínculos profissionais frágeis e com isso, relacionamentos que se rompem.

Olhos abertos para a luz

Não guarde seus olhos no bolso, na escuridão das trevas, mas olhe para fora, olhe através de Cristo e veja a luz dele brilhar em e através de você.

Esfregando Esperança

É assim que somos chamados a fazer discípulos no Brasil e no mundo! Devemos ser crentes no dia a dia, permitindo que Jesus se aproxime cada vez mais de nós.

É bom viver em união! – Sl 133

Que esse momento possa servir como reflexão, para nos voltarmos a Deus e para as coisas dele, que são essenciais para nós, como seus filhos e filhas.

Eu venci o mundo!

Que possamos nos agarrar na obra salvadora de Jesus Cristo e assim vivermos com a esperança viva em nossos corações de que Jesus lutou e venceu por nós!

Romantizando Tragédias

Para os que creem, a morte em lugar de fim é simplesmente uma mudança de endereço para uma morada melhor.

Dia das Mães

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.

Fique por dentro do que acontece no ME!