1x1.trans - Uma História Viking
Uma História Viking

O município de Giske, onde estou morando, é formado por quatro ilhas: Valderoya (ilha maior em população, onde fica o centro administrativo), Godoya (a maior montanha), Vigra (maior das ilhas e onde fica o aeroporto) e Giske (menor das ilhas, igreja mais antiga). Esta seria a terra de origem de um famoso Viking, Gang-Rolv ou também conhecido como Rollo¹. Ele e seus homens teriam arrasado tão violentamente a cidade que hoje é Oslo (capital da Noruega) que o rei Harald Hårfagre teria proibido ele de viver na Noruega. Com isso, ele teve que fugir.

Rollo chegou a França e o rei francês Karl (ou Charles II “o simples”) entregou a ele a Normandia em 911. E, de acordo com a história que me foi contada, o rei fez isso pois sabia da fama do viking e o que ele havia feito na cidade de Oslo e esperava manter a paz. Rollo até ganhou um novo nome: Robert, mas ficou conhecido mesmo como Rollon. Ele foi um bom rei na Normandia, defendendo aquele povo de invasores e, dessa forma, passou de um odiado viking para o querido rei Rollon da Normandia. Rollon deu origem a um rei inglês Wilhelm, 5ª geração após Rollo, em 1066.

1x1.trans - Uma História Viking

Igreja de Giske

(é comum ter o cemitério ao redor das igrejas!)

No centro da cidade de Ålesund existe uma estátua de bronze que foi dada como presente de agradecimento a Noruega por ser a terra de origem de Rollon. Esta é uma cópia da estátua localizada em Rouen cidade da Normandia². Inclusive na ilha de Giske, tem uma pequena igreja de mármore do século 12 que foi construída como uma capela familiar. Pelo que contam, era uma família muito rica e donos de toda a ilha. A família de Rollon seria uma das famílias mais poderosas da Noruega naquele tempo. A própria parede da igreja abriga um quadro com a foto da estátua dele e a linhagem dele até o descendente inglês, o rei Wilhelm.

Enfim, ter toda essa riqueza histórica no “quintal” da minha casa é um privilégio!

1x1.trans - Uma História Viking
1x1.trans - Uma História Viking
1x1.trans - Uma História Viking
1x1.trans - Uma História Viking

Jéssica Staehler, participante do Connect – programa de intercâmbio do ME

quarta-feira, 02 janeiro 2019

¹ Gangr-Hrólfr Ragnvaldsson, ou Rollo de Normandie era um nobre nórdico (um jarl ou mais moderno, um conde) e o fundador e primeiro governante do principado viking no que logo ficou conhecido como Normandia. O nome “Rollo” é um nome latino-franco provavelmente tirado do nome nórdico antigo Hrólfr, nome escandinavo moderno Rolf (cf. a latinização de Hrólfr no Roluo similar no Gesta Danorum). Hrolfr é enterrado na Catedral de Notre Dame, em Rouen, França – seu sarcófago está localizado ao longo do lado sul da catedral, em linha com o sarcófago de Ricardo Coração de Leão (1155-1199). Apenas o coração de Richard foi colocado em seu sarcófago.

² A Normandia é uma região francesa que fica no norte da França e significa terra dos homens do norte.

Fontes de pesquisa: Minha HostMother (ela é guia turística), www.gonorway.no, www.giske.kommune.no.

Mais do ME

Nem sempre o Feliz Dia das Mães é um dia feliz

O Dia das Mães já se tornou sinônimo de afeto, carinho e consideração pelas mães. É uma data de singular importância sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Mas, infelizmente, esse dia não é uma boa lembrança para todas as pessoas. Existem aquelas que sofrem simplesmente por lembrar de uma data assim.

1º Encontro de Empreendedores – Novo Hamburgo/RS

Esse foi o primeiro encontro regional organizado por empreendedores cristãos em Novo Hamburgo. Você é convidado a participar do próximo Encontro de Empreendedores, em Florianópolis/SC.

Prepare-se para um CPM de cara nova!

Prédio começou a receber nova pintura no mês de abril e até o final de julho pretende estar renovado para receber eventos  e pessoas de todos os cantos do mundo.

7 tipos de igrejas-problema para o pastor

Se você está liderando uma dessas comunidades, não ande sozinho. Você precisa do apoio em oração de outros irmãos na fé enquanto pastoreia um lugar difícil como esse.

Segundo Encontro do Projeto SOMA

O segundo encontro do SOMA teve como temática as habilidades sociais com base no exemplo de Jesus. Durante o encontro foram realizadas programações teóricas e práticas que promoveram o autoconhecimento dos participantes e a sua capacitação emocional e social.

Não trabalhe pela comida que se estraga

Jesus disse aos judeus em João 6.27: “Não trabalhem pela comida que se estraga”. É claro que ele não quis dizer que só a comida é que está descartada, mas roupas, casas, carros e viagens também. Qualquer coisa que pereça, qualquer coisa que se desgasta, qualquer coisa sem valor eterno – tudo isso está implícito nesta afirmação.

Sou aperfeiçoado através do sofrimento

Convidar Jesus para fazer parte do nosso dia a dia é algo que nós, pais, normalmente fazemos muito. Oramos e desejamos que nossos filhos vivam dentro dessa atmosfera de paz, esperança e amor que somente Cristo pode dar. Afinal, queremos que eles tenham as experiências incríveis que nós mesmos já tivemos com Deus.

ME e Missão Zero pensando a igreja para 2030

A Assembleia Geral do ME foi realizada nos dias 29 e 30 de março. Planejar a missão e a igreja para 2030 foi o tema principal que envolveu os participantes durante estes dois dias.

Missão Zero: 30 anos servindo ao Reino de Deus

A Conferência MZ 30 anos está vinculada ao Encontro de Lideranças 2019. Vamos pensar o futuro da Missão Zero, hoje, com 30 anos de histórias para contar. Saiba como participar.

Os hinos clássicos dos cultos estão disponíveis para download

Agora você pode ouvir em sua casa as gravações em voz e violão, das músicas do cancioneiro Cantarei ao Senhor.

ME visita a sede da NMS

O Coordenador de Intercâmbios do Movimento Encontrão visita o escritório da Sociedade Missionária Norueguesa, na Noruega.

Seleção Intercâmbios 2019-2020

Lista do selecionados para os programas de intercâmbio oferecidos pelo Movimento Encontrão. Leia mais…

Prepare-se para um CPM de cara nova!

Prepare-se para um CPM de cara nova!

Prédio começou a receber nova pintura no mês de abril e até o final de julho pretende estar renovado para receber eventos  e pessoas de todos os cantos do mundo.

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.

Obrigado! Você se inscreveu em nossa newsletter.

Ocorreu um erro. Por favor, tente novamente.

ME vai usar as informações para enviar novidades para você. Obs.: não compartilhamos suas informações com terceiros.