7 tipos de igrejas-problema para o pastor

abr 30, 2019 | Artigos

7 tipos de igrejas-problema para o pastor

Ao longo dos anos, tem aumentado o número de pastores que desistem do ministério por conta de igrejas difíceis de liderar. Esses pastores se encontram nessa situação por diversas razões. Listamos 7 delas para que possamos refletir.

1- Igreja liderada por uma família inflexível: Eles estão em todos os comitês, grupos e reuniões. Sua filosofia é simples: “Esta é a nossa igreja. Nós estávamos aqui antes de você chegar , e nós continuaremos aqui quando você for embora“;

2- Igreja pastoreada pelo mesmo pastor por um longo período: É difícil seguir os passos de um herói. Em muitos casos, o pastor que segue um herói torna-se um pastor interino de fato;

3- Igreja que não quer se adaptar a realidade local: Ela ignora o campo missionário imediato. Seu templo construído se torna um lugar sagrado que serve como refúgio e resistência à toda e qualquer mudança, em vez de um lugar de renovação para alcançar o mundo ao seu redor que está justamente em constante mudança;

4- Igreja que envelheceu junto com seus membros: São membros amorosos, piedosos e sacrificiais que amam profundamente sua igreja. No entanto, quando essa igreja não conta com a renovação trazida pela presença de novas gerações, é muito difícil que famílias mais jovens se sintam acolhidas;

5- Igreja que tem uma cultura de descartar pastores: Em muitas dessas igrejas, todo e qualquer problema é resolvido com a substituição de um pastor por outro. Em alguns casos, parece quase uma tradição ver quanto tempo o “cara novo” vai conseguir permanecer no cargo;

6- Igreja que nunca se recuperou de uma grande divisão: Divisões, infelizmente, são constantes e quase nunca são completamente superadas. Como é longo tempo que algumas pessoas da igreja costumam guardar rancor! Faça com que fiquem bravas e você vai ver que trazem toda a antiga controvérsia à tona de novo;

7- Igreja com mais ministérios do que membros: Essas igrejas têm ministérios para todo e qualquer programa. Isso não é necessariamente uma coisa ruim. No entanto, a burocracia na tomada de decisões pode atrapalhar muito a disseminação do evangelho.

Então, o que faremos com essas igrejas? Desistimos delas? Eu não penso assim, pois creio que Deus realmente pode restaurar a saúde e a vitalidade de cada uma.

Se você está liderando uma dessas comunidades, não ande sozinho. Você precisa do apoio em oração de outros irmãos na fé enquanto pastoreia um lugar difícil como esse.

Adaptado do site churchleaders.com por Jonatan Neumann 

terça-feira, 30 abril 2019

Encontro de Lideranças

22 e 23 de junho, em Porto Alegre/RS

Encontro de Obreiros

24 a 27 de junho, em Florianópolis/SC

Descanso

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

ler mais

O Deus que tudo sabe

O caminhar hoje passou a ser esperar, o esperar passou a ser descansar e o descansar nos levou a confiar.

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

E se pararmos de buscar a felicidade?

Não há sentido em buscar prazer porque, por mais que se alcance tudo que é desejável, ao fim do dia o coração continua insatisfeito.

Movimento é vida!

Movimento é vida e saber que Deus segue a jornada de vida ao meu lado é o que me dá esperança de seguir em frente.

A vida da gente, em casa (parte 2)

Uma vida de paz é possível entre pessoas e ocupações diferentes, quando refletimos sobre valores e seguimos princípios para resolver nossos dilemas.

A vida da gente, em casa (parte 1)

Dentre outras coisas, a quarentena tem evidenciado novas crises matrimoniais, relações deturpadas de pais e filhos, vínculos profissionais frágeis e com isso, relacionamentos que se rompem.

Olhos abertos para a luz

Não guarde seus olhos no bolso, na escuridão das trevas, mas olhe para fora, olhe através de Cristo e veja a luz dele brilhar em e através de você.

Esfregando Esperança

É assim que somos chamados a fazer discípulos no Brasil e no mundo! Devemos ser crentes no dia a dia, permitindo que Jesus se aproxime cada vez mais de nós.

É bom viver em união! – Sl 133

Que esse momento possa servir como reflexão, para nos voltarmos a Deus e para as coisas dele, que são essenciais para nós, como seus filhos e filhas.

Eu venci o mundo!

Que possamos nos agarrar na obra salvadora de Jesus Cristo e assim vivermos com a esperança viva em nossos corações de que Jesus lutou e venceu por nós!

Romantizando Tragédias

Para os que creem, a morte em lugar de fim é simplesmente uma mudança de endereço para uma morada melhor.

Dia das Mães

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.

Fique por dentro do que acontece no ME!