Não trabalhe pela comida que se estraga

abr 29, 2019 | Artigos

Não trabalhe pela comida que se estraga

No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.

Além de ser um dia
de descanso, o 1º de maio
é uma data com ações
voltadas para os trabalhadores

Não por acaso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi anunciada no dia 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.

Muitas frases são ditas neste dia. “Deus ajuda quem cedo madruga”. “O trabalho dignifica o homem”. “Trabalho é vida”. O significado de cada uma delas é claro e penso que é verdade: sem trabalho não haverá vida – não há meios de alimentar, vestir, abrigar e educar uma família ou a si mesmo.

Mas é uma coisa surpreendente e desconcertante como afirmações verdadeiras como essas podem nos enganar e devastar gerações quando estão isoladas do contexto maior. Se olharmos nossa vida apenas em termos de comida, roupa, abrigo, transporte, máquinas, livros e viagens, então a declaração “Trabalho é vida” significará que você deve trabalhar principalmente para conquistar essas coisas. Mas, apesar do fato de que parece tão natural trabalhar por essas coisas, Jesus disse aos judeus em João 6.27: “Não trabalhem pela comida que se estraga”. É claro que ele não quis dizer que só a comida é que está descartada, mas roupas, casas, carros e viagens também. Qualquer coisa que pereça, qualquer coisa que se desgasta, qualquer coisa sem valor eterno – tudo isso está implícito nesta afirmação.

Não trabalhe pela comida

que se estraga

Não esqueça que, no dia anterior à esta afirmação, Jesus havia realizado o milagre de alimentar 5.000 pessoas com cinco pães e dois peixes. Quando as mesmas pessoas o procuram no dia seguinte, ele os acusa de não terem vindo porque tinham visto sinais, mas porque comeram e ficaram satisfeitos. Em outras palavras, o povo não tinha sensibilidade espiritual para entender que o milagre de Jesus apontava para além de si mesmo, para o alimento espiritual que todos nós tanto precisamos e que o próprio Jesus Cristo veio oferecer.

Mas afinal de contas, o que isso quer dizer?

Qualquer coisa temporal que o nosso coração possa valorizar, mesmo coisas imateriais como prestígio, poder e status – tudo isso é a “comida que se estraga”. Todo nosso empenho e nosso trabalho cujo objetivo seja essas coisas será inútil na morte e inútil no dia do julgamento. O que Jesus está dizendo é: “Não trabalhe para isso”.

Não gaste seu tempo e
o esforço da sua mente e
corpo para tentar
se satisfazer com as

coisas que não tem valor eterno

Em vez disso, coloque seus olhos na “comida que permanece para a vida eterna”. Empenhe-se para se satisfazer em Cristo em tudo o que você faz.

Jonatan Neumann

Adaptado de desiringgod.org

Curitiba/PR

segunda-feira, 29 abril 2019
O Deus que tudo sabe

O Deus que tudo sabe

O caminhar hoje passou a ser esperar, o esperar passou a ser descansar e o descansar nos levou a confiar.

ler mais

Programas de intercâmbio estão cancelados para 2020

Por causa pandemia, não serão aprovados programas de intercâmbio que iniciem em 2020. Isso afeta diretamente o Movimento Encontrão e seus programas de intercâmbio. Em outras palavras, CONNECT e UCREW foram cancelados até 2021.

O Deus que tudo sabe

O caminhar hoje passou a ser esperar, o esperar passou a ser descansar e o descansar nos levou a confiar.

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

E se pararmos de buscar a felicidade?

Não há sentido em buscar prazer porque, por mais que se alcance tudo que é desejável, ao fim do dia o coração continua insatisfeito.

Movimento é vida!

Movimento é vida e saber que Deus segue a jornada de vida ao meu lado é o que me dá esperança de seguir em frente.

A vida da gente, em casa (parte 2)

Uma vida de paz é possível entre pessoas e ocupações diferentes, quando refletimos sobre valores e seguimos princípios para resolver nossos dilemas.

A vida da gente, em casa (parte 1)

Dentre outras coisas, a quarentena tem evidenciado novas crises matrimoniais, relações deturpadas de pais e filhos, vínculos profissionais frágeis e com isso, relacionamentos que se rompem.

Olhos abertos para a luz

Não guarde seus olhos no bolso, na escuridão das trevas, mas olhe para fora, olhe através de Cristo e veja a luz dele brilhar em e através de você.

Esfregando Esperança

É assim que somos chamados a fazer discípulos no Brasil e no mundo! Devemos ser crentes no dia a dia, permitindo que Jesus se aproxime cada vez mais de nós.

É bom viver em união! – Sl 133

Que esse momento possa servir como reflexão, para nos voltarmos a Deus e para as coisas dele, que são essenciais para nós, como seus filhos e filhas.

Eu venci o mundo!

Que possamos nos agarrar na obra salvadora de Jesus Cristo e assim vivermos com a esperança viva em nossos corações de que Jesus lutou e venceu por nós!

Descanso

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.

Fique por dentro do que acontece no ME!