Eu cresci rodeada por canções e minha família sempre foi muito musical, desde pequena estava envolvida nas atividades e departamentos musicais da igreja e isso sempre foi peça chave na minha vida.

Não trabalhe pela comida que se estraga

No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.
Além de ser um dia
de descanso, o 1º de maio
é uma data com ações
voltadas para os trabalhadores
Não por acaso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi anunciada no dia 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.
Muitas frases são ditas neste dia. “Deus ajuda quem cedo madruga”. “O trabalho dignifica o homem”. “Trabalho é vida”. O significado de cada uma delas é claro e penso que é verdade: sem trabalho não haverá vida – não há meios de alimentar, vestir, abrigar e educar uma família ou a si mesmo.
Mas é uma coisa surpreendente e desconcertante como afirmações verdadeiras como essas podem nos enganar e devastar gerações quando estão isoladas do contexto maior. Se olharmos nossa vida apenas em termos de comida, roupa, abrigo, transporte, máquinas, livros e viagens, então a declaração “Trabalho é vida” significará que você deve trabalhar principalmente para conquistar essas coisas. Mas, apesar do fato de que parece tão natural trabalhar por essas coisas, Jesus disse aos judeus em João 6.27: “Não trabalhem pela comida que se estraga”. É claro que ele não quis dizer que só a comida é que está descartada, mas roupas, casas, carros e viagens também. Qualquer coisa que pereça, qualquer coisa que se desgasta, qualquer coisa sem valor eterno – tudo isso está implícito nesta afirmação.
Não trabalhe pela comida
que se estraga
Não esqueça que, no dia anterior à esta afirmação, Jesus havia realizado o milagre de alimentar 5.000 pessoas com cinco pães e dois peixes. Quando as mesmas pessoas o procuram no dia seguinte, ele os acusa de não terem vindo porque tinham visto sinais, mas porque comeram e ficaram satisfeitos. Em outras palavras, o povo não tinha sensibilidade espiritual para entender que o milagre de Jesus apontava para além de si mesmo, para o alimento espiritual que todos nós tanto precisamos e que o próprio Jesus Cristo veio oferecer.
Mas afinal de contas, o que isso quer dizer?
Qualquer coisa temporal que o nosso coração possa valorizar, mesmo coisas imateriais como prestígio, poder e status – tudo isso é a “comida que se estraga”. Todo nosso empenho e nosso trabalho cujo objetivo seja essas coisas será inútil na morte e inútil no dia do julgamento. O que Jesus está dizendo é: “Não trabalhe para isso”.
Não gaste seu tempo e
o esforço da sua mente e
corpo para tentar
se satisfazer com as
coisas que não tem valor eterno .
Em vez disso, coloque seus olhos na “comida que permanece para a vida eterna”. Empenhe-se para se satisfazer em Cristo em tudo o que você faz.
Jonatan Neumann
Adaptado de desiringgod.org
Curitiba/PR

Limpos como a neve
Uma das minhas maiores expectativas em vir para a Noruega era finalmente conhecer a neve. Eu cresci sonhando com ela e imaginando todas as coisas que eu faria quando nós (eu e ela) nos encontrássemos pela primeira vez. Com a chegada dos meses mais frios do ano, a minha expectativa de vê-la só aumentava.

Reflexões sobre a igreja em Stavanger
Faz 07 semanas que começamos nossos estágios nas respectivas cidades. Estou em Stavanger, uma cidade com 130 mil habitantes e talvez pequena aos olhos brasileiros mas não tão pequena aos padrões noruegueses, um país com 5,4 milhões de habitantes.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Fique por dentro do que acontece no ME!
Noruega e a Cultura Musical
Eu cresci rodeada por canções e minha família sempre foi muito musical, desde pequena estava envolvida nas atividades e departamentos musicais da igreja e isso sempre foi peça chave na minha vida.