A Melhor Notícia do Mundo
É bem verdade que não encontramos na Bíblia nada a respeito do termo “Natal”, nem sequer alguma indicação de que os cristãos primitivos celebravam essa data ou ainda que festejassem aniversário do nascimento de Jesus.

A data remonta ao 5º século. Foi neste período que Agostinho escreveu o seguinte trecho: “…de acordo com a tradição, Ele nasceu no dia 25 de dezembro”. Esta tornou-se a data aceitável para que as igrejas do ocidente lembrassem do nascimento do salvador Jesus. Algo muito diferente do oriente. Lá, a data observada é o dia 6 de janeiro.

Pouco a pouco, a celebração do Natal foi assimilando vários costumes existentes nas nações que recebiam o cristianismo como religião oficial. Mas foi somente no século XVI que os reformadores aceitaram a celebração do dia 25 de dezembro como uma legítima expressão de adoração cristã.

“O Natal é, antes de qualquer coisa, uma demonstração de gratidão pela chegada do Salvador.”
MOVIMENTO ENCONTRÃO
Também é verdade que, hoje, alguns pequenos grupos de cristãos não aprovam a celebração do Natal, quer pela falta de menção explícita nas Escrituras, quer pelo número de regionalismos ou tradições “não cristãs” incorporados à celebração. A Bíblia, entretanto, é enfática quanto à importância histórica e teológica do nascimento de Cristo. Esta ênfase está evidenciada nos registros da adoração dos pastores (Lucas 2.8-12), nas dádivas recebidas dos Magos (Mateus 2.1-11) e nas mensagens de Paz expressadas pelos anjos (Lucas 2.13 e 14). Todos estes registros representam celebrações históricas do Natal.
“Precisamos saber o que é salvação para, só então, entendermos o real significado do Natal.”
MARTIM WEINGAERTNER
Como Movimento Encontrão cremos que o Natal é, antes de qualquer coisa, uma demonstração de gratidão pelo advento daquele que veio redimir a todos nós de nós mesmos e de nossas perdições; daquele que veio nos reconciliar com Deus; daquele que veio e venceu a morte.

E, assim como os anjos, cada cristão evangélico deve utilizar esta ocasião como uma oportunidade dada pelo próprio Deus para “anunciarmos a melhor notícia do mundo” (Lucas 2.10).

Jonatan Neumann, Coordenador de Ministérios do ME
quarta-feira, 19 dezembro 2018

Mais do ME

Discipulado – vontade de Deus para o povo de Deus

Discipulado – vontade de Deus para o povo de Deus

Estamos produzindo discípulos maduros que imitam Cristo, constantemente servindo os outros? Se a resposta é “não”, então por que existimos? Jesus está dizendo que quem realmente está disposto a tornar-se cristão vai andar no mesmo ritmo dele, vai seguir seus passos e fazer o que Ele fazia: discípulos.

ler mais

Mais de 2000 jovens participam de encontrões regionais

Todos esses encontros e temas discutidos são importantes para que haja um despertar de pessoas e vocações a partir da ação do Espírito Santo, além de proporcionar contatos entre jovens que clamam pelo Reino de Deus em várias partes do país.

Discipulado – vontade de Deus para o povo de Deus

Estamos produzindo discípulos maduros que imitam Cristo, constantemente servindo os outros? Se a resposta é “não”, então por que existimos? Jesus está dizendo que quem realmente está disposto a tornar-se cristão vai andar no mesmo ritmo dele, vai seguir seus passos e fazer o que Ele fazia: discípulos.

ME na assembleia da Alianza Evangélica Latina

Sou muito grato a Deus de ver coisas impactantes que Ele está fazendo e também de que a AEL, começa a ser boa referência e ousada em nortear e motivar com temas para os próximos 10 anos.

Fatos marcantes da Reforma Protestante

31 de outubro de 1517 foi o ponto de partida do movimento da Reforma. Nesta data, o teólogo Martim Lutero difundiu suas “95 teses”, frases curtas nas quais criticava o comércio das indulgências – um sistema de perdão dos pecados da Igreja Católica de São Pedro no Vaticano –  e questionava a autoridade do Papa Leão X  que o excomungou em 1521. 

Uma espiritualidade saudável que dá sentido à vida

Em uma sociedade hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalista onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade urge a necessidade de se falar sobre o suicídio para que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor.

Espiritualidade emocionalmente saudável

Durante o segundo encontro do SOMA, uma turma de mais de 30 jovens tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre uma vida espiritual e emocional saudáveis, como elas estão ligadas entre si, quais as cargas familiares positivas e negativas que carregam e como esses fatores influenciam para o desenvolvimento da própria personalidade.

Abraão e os 300

Abrão foi chamado por Deus para deixar sua casa e partir para uma terra que o próprio Senhor mostraria a ele, sob a orientação de que deixasse tudo para trás – parentes inclusive. Contrariado ele leva um dos seus sobrinhos, o qual mais tarde iria causar algumas dores de cabeça para Abrão.

Seus olhos estão abertos para as oportunidades?

Durante meu período de intercâmbio vivi algo novo para mim, que me deixou chocado principalmente nos três primeiros meses de intercâmbio e que foi bem diferente da minha experiência anterior, me fazendo pensar muito e refletindo inclusive neste texto: REFUGIADOS.

A Igreja ainda vive o Pentecostes?

Na data de nascimento da Igreja o que nós temos é a expressão maior do que a Igreja é chamada a vivenciar. Ela nasce com um sentido e um propósito específico: anunciar as maravilhas do Senhor na língua de todos os povos. E para isso os discípulos são capacitados pelo agir do próprio Espírito Santo, cumprindo a promessa de Jesus. Não depende de nós, depende de agir do Espírito Santo em nós. É ele que nos concede esse poder de anunciar em todas as línguas o que o próprio Deus quer para os povos.

As inscrições para Intercâmbios 2020 – 2021 estão abertas!

Viva uma aventura longe da sua zona de conforto. Inscrições até 30 de outubro.

Nem sempre o Feliz Dia das Mães é um dia feliz

O Dia das Mães já se tornou sinônimo de afeto, carinho e consideração pelas mães. É uma data de singular importância sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Mas, infelizmente, esse dia não é uma boa lembrança para todas as pessoas. Existem aquelas que sofrem simplesmente por lembrar de uma data assim.

1º Encontro de Empreendedores – Novo Hamburgo/RS

Esse foi o primeiro encontro regional organizado por empreendedores cristãos em Novo Hamburgo. Você é convidado a participar do próximo Encontro de Empreendedores, em Florianópolis/SC.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.