Programas de intercâmbio estão cancelados para 2020

jul 13, 2020 | Intercâmbios, Notícias

Os últimos três meses foram muito desafiadores para todos nós em todos os níveis, em casa, em nossas comunidades e no trabalho – e, por consequência, em nossos projetos internacionais. No início do ano, mal sabíamos sobre as consequências e a duração da covid-19.

Semana pós semana, novos casos com teste positivo para a covid-19 aparecem no mundo. Muitos creem que nada voltará ao normal em 2020. E, consequentemente, políticas internas de vários países estão em constante mudança e com rigidez cada vez mais alta.

Nós, do Movimento Encontrão, estamos acompanhando a situação de perto e fazendo todos os ajustes necessários. Nossa preocupação é, em primeiro lugar, saúde dos participantes dos nossos programas de intercâmbio. E por essa razão, algumas mudanças junto ao NOREC – Norwegian Agency for Exchange Cooperation, NMS – Norwegian Missionary Society e Hald International Center foram necessárias até que seja seguro e responsável viajar ao exterior novamente.

Com tudo isso, o planejamento 2020-2021 do NOREC – Norwegian Agency for Exchange Cooperation, principal incentivador e financiador dos programas de intercâmbio promovidos pelo Movimento Encontrão, foi afetado diretamente.

O que foi decidido:

  • Não serão aprovados programas de intercâmbio que iniciem em 2020. Extensões, como parte dos acordos alterados, ainda são possíveis. Isso afeta diretamente o Movimento Encontrão e seus programas de intercâmbio. Em outras palavras, CONNECT e UCREW foram cancelados até 2021;
  • Com o cancelamento dos programas, todos os participantes selecionados continuam com a garantia de participação para a rodada 2021-2022, exceto em caso de desistência de algum dos candidatos;
  • No caso de permanência de todos os selecionados, as inscrições não serão reabertas e, consequentemente, novos candidatos não serão escolhidos. Cremos que os perfis, cuidadosamente selecionados, já contemplam as intenções e estratégias do ME para com os programas de intercâmbio;

Obrigado pelo empenho de cada um de vocês e pela dedicação, já apresentada, aos programas de intercâmbio. Espero que cada um de nós possa amadurecer com a atual situação do mundo e crescer à medida que somos colocados à prova.

Links úteis:

Artigo NOREC sobre o cancelamento dos programas: https://www.norec.no/en/aktuelle/all-exchanges-on-hold-until-2021/

Por: Jonatan Neumann – coordenador de Intercâmbios do ME

Fique por dentro do que acontece no ME!