Depois do comunicado que fizemos sobre uma transição da Fatev para a Igreja Família, como nova mantenedora, esta igreja decidiu por não avançar neste encaminhamento, o que aceitamos levando em conta a dimensão dos compromissos envolvidos. Reconhecemos que a decisão causou vários transtornos, especialmente no que diz respeito à equipe de colaboradores/as, que recém havia sido desligada, para então poder
ser recontratada pela nova instituição.

“pois nele vivemos, nos movemos e existimos…”
jul 7, 2025 | Notícias
Neste ano lembramos e celebramos os 60 anos desde a primeira evangelização na comunidade Ascensão, em Novo Hamburgo/RS. Recordamos o agir poderoso de Deus ao realizar entre nós um avivamento que redundou em um movimento hoje denominado “Movimento Encontrão”. Louvamos ao Senhor pela vida de inúmeros discípulos que Ele tem levantado e usado para cumprir sua missão entre nós, tais como John e Ruth Aamot, que foram chamados pelo Pai, nos deixando saudades e um enorme legado. Seguimos em frente, em obediência ao chamado de sermos e fazermos discípulos através de várias frentes.
Estivemos reunidos, em Joinville/SC, para nossa Assembleia ordinária do ME. Depois de realizarmos as mesmas de forma online por algumas vezes, foi muito especial e edificante estarmos juntos presencialmente sendo encorajados mutuamente pelos inúmeros testemunhos ouvidos das nossas histórias com Jesus e do que Ele está fazendo em nossos dias entre nós.
Podemos ouvir os relatos das áreas sobre os Encontrões Regionais que têm experimentado grande renovo, fortalecimento e crescimento em participação e engajamento. Tivemos encontrões regionais neste ano já em Pelotas/RS, em Cruz Alta/RS, em Novo Hamburgo/RS, em Alfredo Wagner/SC, em Concórdia/SC, em São Gabriel da Palha/ES. E, ainda, acontecerão encontros em Curitiba/PR e no MT.
Além disso, ouvimos da Missão Zero acerca da nova turma do Multiplique que tem ajudado a despertar e preparar discípulos para a plantação de novas igrejas e engajamento mais efetivo na missão da Igreja. Essa já é a sexta turma e conta com 16 participantes neste ano. Ao todo, já realizaram o Multiplique 98 pessoas. Seguimos avançando com o desafio de plantarmos 50 novas igrejas até 2030. Já são, hoje,12 projetos da Visão 5030. A nossa agência missionária vive um tempo muito bom quanto a sua organização, mobilização e vitalidade, inclusive financeira. Louvado seja Deus!
A Fatev continua, agora, sob nova direção! A bonita história de Deus com este centro de formação tem um novo capítulo sob a gestão da equipe liderada pelo professor Josimaber Rezende, que já lecionava na faculdade. Inclusive, tem uma nova turma em plena atividade. As principais ênfases teológicas foram mantidas, vários professores luteranos estão sendo convidados a assumirem aulas e a Fatev continua instalada nas dependências do CPM, que foi agora locada aos novos mantenedores. Nosso querido Martin Weingaertner topou a convocatória e assumiu voluntária e interinamente a direção durante este tempo de transição dando especial atenção à observância dos requisitos do MEC, para estas situações. Os alunos que ainda tinham cadeiras a cursar e pendências por resolver tiveram oportunidade de regularizar sua situação e foram acompanhados, sendo que 14 concluíram o curso e celebraram uma bonita formatura no dia 10 de maio. Outros foram devidamente encaminhados para outras casas de formação. Mas, o desafio das finanças por todo este processo continua. Somos gratos a todos por tão grande mobilização. Seguimos contando com apoiadores fiéis.
Ainda sobre a área de formação, o Movimento Encontrão (ME), em parceria com a Faculdade Luterana de Teologia, está desenvolvendo uma pós-graduação em Missão Urbana, com o objetivo de capacitar líderes e ministros para uma atuação missionária relevante e transformadora diante dos desafios contemporâneos das cidades.
Orando em Família é um projeto do Movimento Encontrão em parceria com a Editora Esperança que, desde 1999, inspira uma caminhada profunda com Deus por meio de reflexões bíblicas acessíveis, profundas e transformadoras. Criado para fortalecer a espiritualidade e a vida cristã, tem abençoado milhares de pessoas, famílias, líderes e igrejas em todo o Brasil. É uma ferramenta prática para o discipulado, o ensino e o crescimento na fé, promovendo comunhão diária com a Palavra. Disponível em formatos impresso e digital, com mais de 20000 exemplares da edição atual vendidos, é ideal para quem deseja viver uma espiritualidade autêntica e centrada em Cristo.
O encontro de obreiros aconteceu na última semana de março, também, em Joinville/SC. Mais uma vez o encontro foi marcado por um clima de grande alegria pelos reencontros e, especialmente, pelo impacto causado pela Palavra ministrada pelo Senhor em nossas vidas sob a luz da reflexão sobre o viver a fé em meio a uma cultura de exílio. Tivemos a participação especial conosco de Jeremey King pastor da Shepperd of The Valley da região de Minneapolis/USA, ligado a LCMC (Congregações Luteranas em Missão por Cristo), uma de nossas importantes parcerias com igrejas no mundo.
O discipulado, cada vez mais, volta a receber a prioridade na pregação e ação das comunidades e encontros. Inúmeras iniciativas de promoção do discipulado nas comunidades têm sido multiplicadas. O projeto CDM – Comunidades Discipuladoras Missionais vai ganhando forma, força, vitalidade e expressão a medida que mais e mais obreiros (e comunidades) vão se engajando no seu conhecimento e implemento. Durante as próximas semanas um grupo bem significativo de obreiros participará de uma trilha de capacitação com a finalidade de se conectar ao projeto através de microgrupos de discipulado e assessoria mútua.
O Projeto Soma segue vigoroso com a conclusão de sua turma atual que conta com 60 participantes. Esta foi a terceira turma vivenciada. Ao total 120 jovens já experimentaram essa importante mentoria. Entre os mentores do programa já temos 8 que foram participantes em edições passadas. Estão abertas as inscrições para novas turmas. As próximas duas edições ocorrerão em regiões diferentes do Brasil: Florianópolis e Panambi. A ideia é que em seguida se tenha novas turmas em Joinville, Curitiba e em outras regiões do país. A multiplicação de locais visa ampliação da rede de mentoria, facilidade de acesso e menores custos de deslocamento, além de fortalecer essa rede na comunidade local.
O Intercâmbio Connect é uma iniciativa do Movimento Encontrão voltada para jovens cristãos que desejam desenvolver liderança e engajamento social em um contexto intercultural. Desde 2001, em parceria com a Sociedade Missionária Norueguesa (NMS), o programa já contou com cerca de 100 participantes. Com formação teórica em uma boarding school e prática em igrejas locais na Noruega, o objetivo é capacitar líderes comprometidos com a fé cristã e com a transformação de suas comunidades diante de desafios como pobreza, desigualdade e questões ambientais.
Estamos abrindo as inscrições para o nosso próximo Encontro ME que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto deste ano, na Comunidade Ascensão, em Novo Hamburgo/RS. A proposta deste encontro é reunir as lideranças das comunidades identificadas com o ME, sob o tema “de geração em geração”, fazendo com que possam ser encorajados mutuamente pela Palavra, pelos testemunhos e pela comunhão.
Além disso, já estamos em contagem regressiva para o ENCONTRÃO NACIONAL nos dias 1 a 3 de maio de 2026, em Governador Celso Ramos/SC. A nossa expectativa é reunirmos milhares de discípulos de Jesus, que estão espalhados por todo o Brasil (alguns de fora também), para uma grande celebração, para um ajuntamento que venha a fortalecer ainda mais nossos propósitos e nos impulsionar para continuarmos firmes no trabalho missional e de expansão do Reino de Deus!
DIRETORIA DO MOVIMENTO ENCONTRÃO
Fique por dentro do que acontece no ME!
Comunicado Oficial: Grupo Assessor de Formação
abr 15, 2025 | Fatev, Notícias
Depois do comunicado que fizemos sobre uma transição da Fatev para a Igreja Família, como nova mantenedora, esta igreja decidiu por não avançar neste encaminhamento, o que aceitamos levando em conta a dimensão dos compromissos envolvidos. Reconhecemos que a decisão causou vários transtornos, especialmente no que diz respeito à equipe de colaboradores/as, que recém havia sido desligada, para então poder
ser recontratada pela nova instituição.