Encontrões Regionais 2023

Encontrões Regionais 2023

O nosso Movimento começou com pequenos encontros de discipulado e estudo bíblico nas casas. Esses grupos começaram a crescer e mais casas foram necessárias para acolher todas as pessoas que o Espírito Santo estava acrescentando no Reino de Deus. 

No ‘aqui’ também há solo santo

dez 6, 2019 | Artigos, Intercâmbios

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16.15, tem sido o famoso versículo da missão. O cristão é encarregado, pelo próprio filho de Deus, a ser mensageiro da boa nova: Ele Vive! E não é necessário atravessar o atlântico para fazê-lo, somos convidados a partilhar isso em solo santo, perto de nós. 

Se hoje temos acesso ao evangelho e ouvimos a mensagem da cruz é porque várias outras pessoas cumpriram essa ordem messiânica. Mas em algum determinado momento na história da igreja, começamos a focar em alguns lugares específicos. E talvez, foi estabelecido a “disneylândia da missão”. Precisa-se de pessoas que saiam dos seus lugares para fazer com que Jesus seja conhecido, pessoas lá longe precisam mudar sua vida, por isso enviamos outras com a boa notícia para lá. E que maravilha! Aos encarregados de levar a boa nova, foi dado o nome de ‘missionário’. Mas e o restante da igreja cristã?

O novo desafio tem sido entender que a missão acontece lá e é necessário de apoio e pessoas fazendo o trabalho lá. Mas, a missão também acontece aqui. Ser cristão na família, na profissão, na vizinhança também é ser missionário. É espalhar a boa nova sem sair do local de origem. Um paradigma foi quebrado, o missionário não é mais aquele que atravessa o atlântico, mas sim aquele que prega a boa nova seja na sua cidade natal ou em meio a perseguição. O cristão é chamado a ser missionário onde quer que ele esteja.

Êxodo 3 relata a história de como o Senhor se encontra com Moisés, porém no versículo 5 há um fator interessante: “então disse Deus: ‘Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa’.” Esse relato mostra profundo cuidado e reverência com a terra santa, mas mais do que o lugar específico, é porque ali também Deus está. E onde Deus está, ali o Espírito Santo está agindo. A terra santa, onde Deus está, também são as pessoas que estão sedentas procurando por respostas e principalmente que ainda não conhecem Jesus. Ao nosso redor há vários corações que são terra santa, vidas em que Deus está agindo e trabalhando. Nós somos convidados a tirar as nossas sandálias e servir na vida dessas pessoas. Somos convidados a iniciar a missão aqui, com as pessoas que estão ao nosso redor.

A Noruega tem sido um desafio para mim. No cotidiano, em um país onde a fé é algo extremamente particular, tenho a oportunidade de encontrar histórias. Essas histórias formam a vida de pessoas e sinto que Deus me olha e diz: “Natália, tire as sandálias, porque aqui é solo santo”. No coração de pessoas que estão a minha volta, vejo que Deus quer fazer grandes mudanças, vejo que Deus quer dar um sentido de vida. A minha função é testemunhar esse amor de Deus, tirar minhas sandálias e em extremo cuidado e simplicidade ser ferramenta para essa nova pessoa chegar a fé.

Entre tirar as sandálias, conhecer novas histórias e espalhar mais do amor de Deus, tenho aqui a oportunidade de trabalhar em um local de fazer velas. Knausen Lys é uma fábrica da sociedade missionária norueguesa, NMS. O intuito deste local é reciclar velas que são doadas e revender arrecadando dinheiro para missão. Nesta fábrica de velas, há voluntários extremamentes profissionais fabricando velas em formato de corações. A profissionalidade deles, o amor com o qual eles desempenham aquele trabalho, também é missão. O reformador Lutero sempre falava sobre fazer o melhor em sua profissão, isso é uma forma de servir o reino de Deus. Aqueles voluntários, com certeza, estão desenvolvendo o melhor naquele lugar. Estão tirando suas sandálias e servindo.

Como a missão é em todo lugar, isso não é algo exclusivo para a minha vida na Noruega. Você também é convidado a olhar as pessoas ao seu redor e procurar aquelas que Deus irá te falar: ‘tire as sandálias, porque aqui é solo santo’. O nosso cotidiano é um local cheio de solos santos, cabe a nós tirar nossas sandálias e servir nesses corações permitindo que Deus trabalhe.

Natália Lemmertz
Intercambista do Programa Connect 

Fique por dentro do que acontece no ME!

Encontrões Regionais 2023

Encontrões Regionais 2023

O nosso Movimento começou com pequenos encontros de discipulado e estudo bíblico nas casas. Esses grupos começaram a crescer e mais casas foram necessárias para acolher todas as pessoas que o Espírito Santo estava acrescentando no Reino de Deus.