27

JUNHO, 2017

por Rebeca Lessmann
participante do Projeto

Nos dias 24 e 25 de junho, aconteceu mais um Retiro do Projeto SOMA, vinculado ao Ministério Jovem do Movimento Encontrão. O Projeto reúne cerca de 40 jovens com o objetivo de formar e capacitar lideranças e também de sonhar o Encontrão Jovem Nacional 2018.

Assim como as edições anteriores, esse final de semana foi um tempo abençoado de comunhão, crescimento, formação e muito trabalho em equipe. O cuidado e ação do Senhor foi visível em cada detalhe, seja no compartilhar da Palavra e no aprofundamento dos relacionamentos, seja no trabalho em conjunto para buscar a vontade de Deus para o EJN que se aproxima.

Desde a sexta-feira até o domingo a tarde, o tema RELACIONAMENTOS não foi apenas discutido e refletido nas palestras e PGs, mas também vivido na íntegra. Parte do grupo já passou a noite de sexta no Centro de Pastoreio e Missão – CPM, aproveitando o tempo para confraternização.

“Este retiro foi profundo e me fez repensar algumas coisas e ainda a ter um ânimo maior pelo EJN.”

Na manhã de sábado, o grupo estudou junto a leitura prévia programada para o encontro — “Pensamentos Transformados, Emoções Redimidas” de Ricardo Barbosa –, livro que trabalha de forma muito profunda a maneira como o relacionamento com Deus muda o caráter e o relacionamento com as pessoas à nossa volta.

Aliado a isso, o grupo fez um teste de personalidade para compreender como cada um interage com as outras pessoas, em grupo… Afinal, o período da tarde foi cheio de trabalho em equipe! Além de abordarem o panorama geral do EJN 2018, áreas de serviço específicas foram formadas e os grupos começaram a sonhar e planejar o encontro juntas. À noite, aconteceu um culto de louvor, palavra e oração, no qual cada um dos mentores aprofundou questões sobre o relacionamento com a comunidade, com a família e consigo mesmo, principalmente sobre como Deus nos renova e nos cura para a Glória do Seu Reino. No domingo, a parte da manhã foi dedicada para trabalhar a questão desses RELACIONAMENTOS numa perspectiva pessoal: como o nosso ego reage aos diferentes conflitos que vivemos. Dessa forma, ficou claro que precisamos sempre de novo nos entregar aos cuidados do Senhor Jesus Cristo, pois é por meio dele que “fomos justificados” (Romanos 5.9).

Após o encerramento, parte do pessoal do SOMA foi visitar o acampamento escolhido como sede para o EJN 2018. Mais uma vez, foi um tempo de comunhão e de sonhar juntos aquilo que Deus tem preparado para o próprio SOMA e também para o EJN 2018!  

Acho que foi um dos melhores até agora! Principalmente pelo trabalho que rendeu super bem (o mais produtivo com certeza foi), e o tema era muito bom. Aprendemos coisas que podem e devem ser aplicadas em todas as áreas da nossa vida.

Jéssica Tünnermann

Panambi/RS

Bem, para mim, esse SOMA foi profundo, e me fez repensar algumas coisas e a ter um animo ainda maior pelo EJN.

Rúben Reginaldo

Para mim foi muito bom. Quando tratamos sobre relacionamentos, isso toca em nossa vida, pois nossa vida é feita de relacionamentos. Deus se relacionou conosco através de Cristo e continua através do seu Espirito Santo, para que possamos nos relacionar através do amor com o nosso próximo.

Alexandre Albrecht

São Leopoldo/RS