Nós somos a igreja

Nós somos a igreja

Reserve na sua agenda: 26 a 28 de fevereiro de 2021 – Encontrão Nacional online! Tema: “Não são eles, somos nós!”

O Deus que tudo sabe

maio 14, 2020 | A vida é minha

“Quando espero a chuva chegar, tu vens com o teu vento, quando espero tua voz estrondar, tu vens com o silêncio”. Quero iniciar este curto texto de meditação com o trecho da música “Esperar é caminhar”, de Marcos Almeida. Essas frases iniciais talvez expressem também o que temos sentido em meio aos dias conturbados que vivemos. Fomos confrontados com as nossas limitações, com o extremo dos nossos sentimentos, somos forçados a nos conhecermos, e o mais difícil, lidar com tudo isso. Em meio a tudo que passa dentro de nós, ainda fomos apresentados ao medo intenso da morte, o medo de sofrer, o medo de não saber lidar conosco, e com o até desconhecido vírus, que agora é manchete de todos os meios de comunicação que temos acesso. E por vezes entendemos tudo isso como silêncio de Deus.

Tudo que até então parecia estar sobre o nosso controle, escorreu entre os nossos dedos. Agora o medo, angustia, ansiedade tomou todo o nosso ser. E em meio a tudo isso somos lembrados que nunca alguma coisa esteve de fato em nosso controle, tudo sempre esteve nas mãos do Criador. O caminhar hoje passou a ser esperar, o esperar passou a ser descansar e o descansar nos levou a confiar.

O Salmo 139 é um lindo hino Davídico, e pode ser hoje uma profunda oração, a qual quero te convidar para refletir. O salmista descreve em vinte quatro versículos que nada em sua vida está oculto a Deus, que a sua vida é um livro aberto ao qual o Criador tem total acesso e liberdade. Descreve um Deus onisciente – que tudo sabe, um Deus onipresente – que está em todos os lugares, e um Deus onipotente – que é o Deus todo poderoso.

O que hoje entendemos como “silêncio” de Deus é um convite a esperar, e descansar nele. Assim como o salmista descreve, o Deus que tudo sabe, que está em todos os lugares, que é o todo poderoso está no controle. E assim o esperar passa a ser caminhar, porque andamos na certeza de que, mesmo em meio ao caos, estamos lado a lado com aquele que venceu o medo, a morte e nos trouxe a esperança, Jesus Cristo.


Gisele Luiza
Estudante de Bacharel em Teologia na FATEV. Mora em Curitiba/PR.

Foto: Angelina Kichukova (unsplash)

Fique por dentro do que acontece no ME!

Nós somos a igreja

Nós somos a igreja

Reserve na sua agenda: 26 a 28 de fevereiro de 2021 – Encontrão Nacional online! Tema: “Não são eles, somos nós!”