É de conhecimento geral, o processo de negociação com a Igreja Família, localizada em
São José dos Pinhais, envolvendo a FATEV. Contudo, em razão da complexidade inerente
aos trâmites de transferência de uma Instituição de Ensino Superior, a transferência não
teve prosseguimento. Diante disso, o Movimento Encontrão reassume formalmente sua
função como entidade mantenedora da FATEV. Todo o processo está sendo conduzido com
o devido respeito e consideração entre as instituições envolvidas.
Grande parte do que somos permanece inalterada se não desenvolvemos uma espiritualidade emocionalmente saudável. O que nos faz olhar além da superfície do nosso iceberg são crises emocionais, relacionais e familiares. O sofrimento nos força a abrir as portas dos compartimentos mais profundos da nossa alma. (Peter Scazzero).
Durante o terceiro encontro do SOMA, uma turma de mais de 30 jovens tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre uma vida espiritual e emocional saudáveis, como elas estão ligadas entre si, quais as cargas familiares positivas e negativas que carregam e como esses fatores influenciam para o desenvolvimento da própria personalidade.
De acordo com Scazzero, uma espiritualidade emocionalmente doentia envolve alguns sintomas como: usar Deus para fugir de Deus; ignorar as emoções de raiva, tristeza e medo; morrer para as coisas erradas; negar os impactos do passado sobre o presente; dividir a vida entre compartimentos “secular” e “sagrado”; fazer para Deus em vez de estar com Deus; espiritualizar o conflito; encobrir a fragilidade, a fraqueza e o fracasso; viver sem limites e julgar a jornada espiritual das outras pessoas.
Mas também existem indicativos de uma espiritualidade emocionalmente saudável, sendo que um deles é desacelerar para ouvir a Deus e a si mesmo. “Parar e estar com Deus é para que possamos criar uma contínua e cômoda familiaridade com a presença de Deus o tempo todo – trabalhando, nos divertindo, cozinhando, removendo o lixo, passando roupa, dirigindo, visitando amigos, bem como durante a adoração, a oração e o estudo da Bíblia” (Peter Scazzero).
Os participantes do SOMA experimentaram o silêncio em atividades de lectio divina durante os dois dias de programação, enfatizando a importância de momentos assim em que é preciso parar tudo para estar na presença de Deus, em silêncio, longe dos barulhos e ruídos que acompanham a rotina diária de todos.
O SOMA participou do culto na arena, celebração que finaliza a Semana de Avivamento em Curitiba e ainda receberam a visita especial de Valdir Steuernagel que incentivou cada um a escrever seu próprio Salmo.
…
Heloisa Schmidt
Assistente de Comunicação e Marketing ME