Sou aperfeiçoado através do sofrimento

“Eu posso suportar tudo, porque Jesus sofreu, e ele sofre em mim agora; ele simpatiza comigo e isso me fortalece”

A maneira como olhamos para um evento é importante e até determinante. Como cristãos, nossa visão e interpretação de um evento são definidas pela nossa própria fé que informa, transforma e enfoca a trajetória da nossa vida e os acontecimentos históricos ao nosso redor. No caso específico da Páscoa, voltamos os nossos corações para relembrar um dos fatos mais importantes da Bíblia e da representação do amor de Deus por nós, a morte de cruz e ressurreição de Jesus Cristo, o Filho Único de Deus.

Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu”. – Hebreus 5: 8

O Capitão da nossa salvação foi aperfeiçoado através do sofrimento, portanto nós, que somos pecadores e estamos longe de ser perfeitos, não devemos nos perguntar se somos chamados a passar também pelo sofrimento. Será que a cabeça será coroada de espinhos e os outros membros do corpo sofrerão delicadamente? Deve Cristo passar pelos mares de seu próprio sangue para ganhar a coroa, para nós caminharmos para o céu em chinelos de prata? Não. A experiência do nosso Mestre nos ensina que o sofrimento é necessário e o verdadeiro filho de Deus não deve escapar dele.

A cruz não pode ser
vista por nós como um
acontecimento trágico.
O sofrimento de Jesus
no calvário é passageiro
para um objetivo maior
que é a salvação da
humanidade.

Mas há um pensamento muito reconfortante no fato de Cristo “ser aperfeiçoado através do sofrimento” – é que ele pode ter plena simpatia conosco. “Ele não é um sumo sacerdote que não pode ser tocado com o sentimento de nossas enfermidades.” Nesta simpatia de Cristo, encontramos um poder de sustentação.

Um dos primeiros mártires disse: “Eu posso suportar tudo, porque Jesus sofreu, e ele sofre em mim agora; ele simpatiza comigo e isso me fortalece”. Apegue-se a esse pensamento em todos os momentos de agonia. Deixe que o pensamento de Jesus o fortaleça para seguir seus passos. Encontre um apoio doce em sua simpatia; e lembre-se que sofrer é honroso – sofrer por Cristo é a glória.

Os apóstolos se alegraram por terem sido considerados dignos de fazer isso. O Senhor nos dará graça para sofrer por Cristo e com Cristo, até agora ele nos tem honrado. As jóias de um cristão são suas aflições. As regalias dos reis que Deus ungiu são os seus problemas, seus sofrimentos e suas aflições. Não nos deixe, portanto, de ser honrado. Não nos afastemos de sermos exaltados. As mágoas nos exaltam, e os problemas nos elevam. “Se nós sofrermos, nós também reinaremos com ele.”

Quando olhamos para a cruz, temos que enxergar o Senhor morto e o Senhor ressurreto, pois ambos falam da redenção. Cristo morreu na cruz, portanto não ficou preso à ela. A cruz está vazia não de significado, porque, quando olhamos para ela, conhecemos o seu valor e sabemos que vivemos em um outro momento. É tempo de salvação e transformação, tempo de vitória sobre o pecado. E tantas outras vitórias, agora, são possíveis, afinal, Cristo ressuscitou!

Charles Haddon Spurgeon, adaptado.

Mais do ME

Discipulado – vontade de Deus para o povo de Deus

Discipulado – vontade de Deus para o povo de Deus

Estamos produzindo discípulos maduros que imitam Cristo, constantemente servindo os outros? Se a resposta é “não”, então por que existimos? Jesus está dizendo que quem realmente está disposto a tornar-se cristão vai andar no mesmo ritmo dele, vai seguir seus passos e fazer o que Ele fazia: discípulos.

ler mais

Mais de 2000 jovens participam de encontrões regionais

Todos esses encontros e temas discutidos são importantes para que haja um despertar de pessoas e vocações a partir da ação do Espírito Santo, além de proporcionar contatos entre jovens que clamam pelo Reino de Deus em várias partes do país.

Discipulado – vontade de Deus para o povo de Deus

Estamos produzindo discípulos maduros que imitam Cristo, constantemente servindo os outros? Se a resposta é “não”, então por que existimos? Jesus está dizendo que quem realmente está disposto a tornar-se cristão vai andar no mesmo ritmo dele, vai seguir seus passos e fazer o que Ele fazia: discípulos.

ME na assembleia da Alianza Evangélica Latina

Sou muito grato a Deus de ver coisas impactantes que Ele está fazendo e também de que a AEL, começa a ser boa referência e ousada em nortear e motivar com temas para os próximos 10 anos.

Fatos marcantes da Reforma Protestante

31 de outubro de 1517 foi o ponto de partida do movimento da Reforma. Nesta data, o teólogo Martim Lutero difundiu suas “95 teses”, frases curtas nas quais criticava o comércio das indulgências – um sistema de perdão dos pecados da Igreja Católica de São Pedro no Vaticano –  e questionava a autoridade do Papa Leão X  que o excomungou em 1521. 

Uma espiritualidade saudável que dá sentido à vida

Em uma sociedade hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalista onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade urge a necessidade de se falar sobre o suicídio para que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor.

Espiritualidade emocionalmente saudável

Durante o segundo encontro do SOMA, uma turma de mais de 30 jovens tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre uma vida espiritual e emocional saudáveis, como elas estão ligadas entre si, quais as cargas familiares positivas e negativas que carregam e como esses fatores influenciam para o desenvolvimento da própria personalidade.

Abraão e os 300

Abrão foi chamado por Deus para deixar sua casa e partir para uma terra que o próprio Senhor mostraria a ele, sob a orientação de que deixasse tudo para trás – parentes inclusive. Contrariado ele leva um dos seus sobrinhos, o qual mais tarde iria causar algumas dores de cabeça para Abrão.

Seus olhos estão abertos para as oportunidades?

Durante meu período de intercâmbio vivi algo novo para mim, que me deixou chocado principalmente nos três primeiros meses de intercâmbio e que foi bem diferente da minha experiência anterior, me fazendo pensar muito e refletindo inclusive neste texto: REFUGIADOS.

A Igreja ainda vive o Pentecostes?

Na data de nascimento da Igreja o que nós temos é a expressão maior do que a Igreja é chamada a vivenciar. Ela nasce com um sentido e um propósito específico: anunciar as maravilhas do Senhor na língua de todos os povos. E para isso os discípulos são capacitados pelo agir do próprio Espírito Santo, cumprindo a promessa de Jesus. Não depende de nós, depende de agir do Espírito Santo em nós. É ele que nos concede esse poder de anunciar em todas as línguas o que o próprio Deus quer para os povos.

As inscrições para Intercâmbios 2020 – 2021 estão abertas!

Viva uma aventura longe da sua zona de conforto. Inscrições até 30 de outubro.

Nem sempre o Feliz Dia das Mães é um dia feliz

O Dia das Mães já se tornou sinônimo de afeto, carinho e consideração pelas mães. É uma data de singular importância sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Mas, infelizmente, esse dia não é uma boa lembrança para todas as pessoas. Existem aquelas que sofrem simplesmente por lembrar de uma data assim.

1º Encontro de Empreendedores – Novo Hamburgo/RS

Esse foi o primeiro encontro regional organizado por empreendedores cristãos em Novo Hamburgo. Você é convidado a participar do próximo Encontro de Empreendedores, em Florianópolis/SC.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.