Projeto
SOMA
Servir
Servir é estar à disposição, é poder auxiliar, cuidar, ser prestativo. O maior exemplo foi dado por Jesus. Ele, mesmo sendo Rei, ensinou e personificou a humildade do servir. Quando lemos a Sua Palavra, notamos que Jesus não serviu a si mesmo, mas veio para servir. Cada mentor do SOMA já entendeu e abraçou a visão de Reino onde o servir é a essência.
Orar
Uma das maneiras mais amorosas de cuidarmos uns dos outros é orando uns pelos outros. Por isso, nos esforçamos para manter uma vida de oração não somente nos encontros do SOMA, mas durante os périodos em que estamos longe um do outro.
Mentorear
Cremos na força do discipulado e levamos este chamado a sério. Cremos que discípulos não são feitos por acaso. Eles são resultado de um ato intencional. Como discípulos de Cristo, nós também somos chamados para estar em movimento. Cremos que fazer discípulos é uma atitude intencional e a mentoria por meio do SOMA é uma das maneiras de desenvolver esse movimento de forma saudável.
Amar
Amar aos outros é obedecer a Deus. A Bíblia explica que o grande mandamento de Deus para aqueles que O amam é amar uns aos outros. Amar o próximo não só é servir a Deus mas também é sinal que Jesus está em nós. o SOMA acredita que mostrar amor é a melhor maneira de agradar a Deus.
Mais do que um currículo.
O SOMA é um caminho de compartilhamento, conexão, presença construtiva, com alvos previamente estabelecidos e tempo determinado que preza pela troca de experiências, crescimento e preparação para toda a boa obra.
O PROGRAMA
O que propomos é uma caminhada 3 anos onde queremos inspirar, conectar e caminhar junto com os jovens das diversas comunidades espalhadas pelo Brasil. São realizados 2 retiros presenciais durante o ano, além de encontros de mentoria e discipulado online, sempre com temas pré-estabelecidos que compreendem liderança cristã, caráter cristão, espiritualidade sadia, discipulado, oração, disciplina, comunicação e criatividade, conceitos e objetivos para a produção de programas.
INSPIRAR
equipar e preparar uma liderança jovem que seja atuante na comunidade local.
CONECTAR
essa liderança jovem aos valores do Movimento Encontrão – ME.
CAMINHAR JUNTO
com os novos líderes através do discipulado em grupo ajudando-os no desenvolvimento pessoal e ministerial.
Em Deus, cremos que podemos impactar o mundo.
Vamos Rir Como Deus
Humor e riso em suas formas mais naturais e saudáveis são espontâneos. Assim sendo, o desafio da vida, junto com muitos outros, é permanecermos com a nossa alegria e santidade centrados em Cristo de forma que, pela abundância de vida que recebemos dele, transbordemos em riso.
Apresentação do SOMA
Carta convite e diretrizes
Carta Recomendação
Faça aqui a sua inscrição
Vida Real
PESSOAS REAIS, RESULTADOS REAIS
“Sem o oleiro, o barro jamais se tornará vaso” (Bárbara Kayser, participante SOMA turma II).
O propósito é promover uma mudança real e oferecer o ambiente ideal para que todos voltem para casa, ao final do encontro, diferentes do que chegaram, e com a consciência de que Deus é quem nos molda e trabalha em nossas vidas.
“O SOMA é um marco na minha vida.
Além do contato com Deus, que eu sinto como se estivesse fisicamente entre nós, posso experimentar a troca de experiências com outras pessoas, o que permite uma abertura para eu expor sentimentos, ideias e emoções que, em outras ocasiões, eu não conseguiria”.
“O SOMA, pra mim, significa que não estou sozinha, significa que tenho amigos, mais do que isso, que tenho irmãos que estão passando por problemas também e que temos um ao outro para apoiar e ajudar nessa nossa jornada da vida e para lembrar um ao outro que temos um Deus que nos colocou juntos para assim somarmos!”
“Como o ferro com o ferro se afia, assim,
o homem, ao seu amigo” (Pv 27.17).
O SOMA tem significado a oportunidade de compartilhar da caminhada ao lado de outros irmãos, na certeza de que podemos crescer juntos na fé e dando suporte uns aos outros.”
Os mentores
Fabiane Luckow
Ministra de artes na Comunidade São João de Pelotas/RS. Casada com Mateus e mãe de Victor Hugo. Formada em Artes Visuais e Música, pela Universidade Federal de Pelotas, e mestre em Música, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há 20 anos envolvida no ministério de louvor e adoração, participou de equipes de louvor de diversos Encontrões, nacionais e regionais, bem como de Encontrões Jovens Nacionais. Ministra cursos e retiros com esta temática. Atua também na área de pequenos grupos e discipulado com jovens e adolescentes.
Joana Wulff
Formada em Psicologia e com Pós-Graduação em Gestão de Pessoas. Casada com Eduardo e mãe da Amelie. Atualmente está dedicada aos cuidados de sua recém-chegada bebê. Atua como psicóloga clínica em Curitiba, é professora convidada da Fatev e tem ministrado palestras e retiros envolvendo psicologia e espiritualidade. Trabalhou por 8 anos no Movimento Encontrão, coordenando os eventos de capacitação e a área de comunicação. Esteve envolvida na organização de diversos Encontrões Nacionais, tanto de jovens quanto de famílias. É membro da Comunidade do Redentor em Curitiba/PR, onde junto com o marido, lidera um pequeno grupo de jovens casais.
Karen KONDLATSCH
Arquiteta e Urbanista formada pela FURB, em Blumenau. Mora em Mafra/SC e é membro da Comunidade Luterana de Rio Negro/PR, onde já atuou no presbitério, na liderança de grupos de adolescentes, jovens e também no ministério de louvor e grupos de canto.
ANDRÉ HIENDLMAYER
Missionário responsável pelo trabalho com jovens na Comunidade Luterana de Florianópolis/SC. É casado com Daiane e pai de Ana Luiza e Isabel. Formado pela Fatev, participou da equipe de organização de dois EJNs e da organização do trabalho com jovens nos Encontrões da região de Florianópolis. Fez parte da equipe organizadora das Escolas de Líderes do Ministério Jovem entre 2005 e 2007.
Samuel Scheffler
Ministro na Paróquia de Luzerna/SC. É casado com Carla e pai de Priscila e Filipe. Formado pela FATEV, atuou no ministério jovem da Redentor por 9 anos. Foi também o primeiro obreiro do Ministério Jovem do ME, coordenador do Primeiro EJN, Coordenador do 1º e 2º ENA e atuou na organização de diferentes eventos para jovens no Brasil e no mundo.
Jonatan Neumann
Coordenador de Ministérios do Movimento Encontrão. Entre estes está o Ministério Jovem. É casado com Janaina Neumann e pai da Sophia e da Anna. Foi missionário na cidade de Três Lagoas/MS durante os anos de 2010 a 2016, onde ajudou na implantação, supervisão e treinamento de líderes de células/pequenos grupos de jovens e adolescentes e atuou na organização de diversos retiros de jovens na região.
Johanna Huber Zang
Plantadora da Comunidade de Treze Tílias/SC. Casada com Mateus Zang, é formada em Odontologia e atua como dentista enquanto também se dedica à plantação de uma igreja na cidade. Trabalha como líder de jovens desde 2016. Participou da segunda turma do Projeto SOMA. Tem aprendido e vivido o discipulado como principal ferramenta para o seu chamado.
Natália lemmertz
Teóloga com especialização em educação. Participante da primeira turma do SOMA. Em busca de promover a dignidade humana e combater a desigualdade social, atuou na política de assistência social e coordenou um projeto de desenvolvimento social, Conexão Esperança, em Novo Hamburgo- RS. Caminhando com Jesus e partilhando a vida em comunidade, tem andado por aí servindo as pessoas em diferentes contextos.
Mateus Zang
Plantador da Comunidade de Treze Tílias/SC. Casado com Johanna Zang, é formado em Engenharia de Produção Mecânica e atua na área há doze anos. Atualmente se dedica simultaneamente na plantação de uma igreja.
Quem pode
Jovens de 18 a 30 anos
Idade mínima para a participação no SOMA é 18 anos por razões de viagens e eventual documentação.
Membro ativo de uma comunidade
O candidato deve ser membro ativo de uma comunidade de confessionalidade luterana.
Líder de ministério local
Deverá atuar, ou ter atuado, como líder de algum ministério na comunidade local.
Recomendação da liderança local
Obter carta de recomendação do obreiro ou líder da comunidade responsável pelo candidato.
Competências
Preencher critério de competências de acordo com a seleção do grupo base nas seguintes áreas: organização, criatividade, comunicação, operacional, financeira, artística, logística e administração.
Viabilização dos custos
Viabilizar os custos de participação no Projeto SOMA, seja de forma pessoal e/ou juntamente com sua comunidade de origem.
Submissão aos mentores do soma
Os participantes deverão estar abertos e dispostos a aceitar a liderança espiritual dos mentores do SOMA.
soma
Servir.orar.mentorear.amar
faça parte!
Próximos RETIROS
13 a 15 de maio 2022
16 a 18 de setembro 2022