Mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita mas tu não serás atingido

Se você já foi a Ålesund, provavelmente a primeira história que os cidadãos contaram foi sobre o perigoso fogo que devastou a cidade na noite de 23 de janeiro de 1904. O incêndio destruiu grande parte do centro da cidade que era construída principalmente em madeira. Naquela época, a população era de cerca de 12.000 pessoas e mais de 10.000 ficaram desabrigadas.

Quando conversamos com pessoas sobre o incêndio, várias histórias surgem contando detalhes e curiosidades sobre aquela noite trágica. Neste texto vou me concentrar na história que mais me chamou a atenção. A história de Anders Nor e a casa que não queimou.

Anders era um homem cristão e morava em uma casa de madeira de dois andares no centro de Ålesund. Segundo ele, um dia antes da tragédia ele foi visitado em um sonho por um anjo de Deus que contou a ele a respeito do incêndio que devastaria a cidade, mas que sua casa não queimaria. Durante a noite de 23 de janeiro, por volta das 2h da manhã, o incêndio começou na ilha de Aspøya e, como aquele tinha sido um inverno muito seco, as chamas se espalharam rapidamente. Os moradores da cidade inteira estavam apavorados e corriam para se salvar. Deixaram para trás quase tudo o que tinham e carregaram apenas os itens mais importantes. O plano de evacuação indicou que as pessoas levassem o que pudessem para o parque da cidade.

Mas e quanto a Anders?

Quando as chamas chegaram mais perto de sua casa, Anders não fugiu. Ele decidiu crer na visão que recebeu em sonho, confiar em Deus e ficar em casa. Sua esposa tentou convencê-lo a sair e levar os móveis para o parque da cidade, mas ele não a ouviu. Então, ela decidiu levar os móveis e as crianças com ela, e deixou Anders sozinho em casa.

No final da história, a casa não queimou. E o que é mais impressionante quando olhamos para a foto é o fato de ser a única na região que não foi destruída pelo fogo. Não podemos encontrar outra explicação para isso a não ser acreditar que foi um milagre! Até os móveis levados para o local de segurança foram alcançados pelo fogo, mas sua casa foi poupada.

Quando eu olhei para esta foto pela primeira vez, era impossível não pensar no versículo registrado nos Salmos 91.7:

Mil poderão cair ao seu
lado, dez mil à sua direita,
mas nada o atingirá.

Manter-se fiel não é uma tarefa fácil. Confiar em Deus é algo que exige muitas escolhas difíceis e, às vezes, até mesmo sacrifícios de nossa parte. Na história, vimos como foi difícil para Anders. Mesmo quando sua esposa o deixou, enquanto todas as outras casas ao redor estavam queimando e o poder da natureza parecia ser tão grande, Anders decidiu manter-se fiel à promessa de Deus. Eu aposto que ele estava com medo quando viu as chamas chegando, mas no final o que conta é que ele manteve em mente as palavras que o anjo disse.

Lembro muito bem que um dos meus principais temas de oração antes de vir para a Noruega era para que eu crescesse em fé durante este período aqui. Bem, eu posso sentir que isso está acontecendo. Mas a maneira que Deus utiliza para nos deixar mais fortes na fé é nos colocar em situações desafiadoras onde tudo conspira contra nós e nas quais nos resta apenas um lugar para correr em busca de segurança e de paz. Para responder minhas orações, Deus me levou para um lugar longe da minha família, da minha noiva, dos meus amigos e da minha igreja. Para um lugar onde o clima é muito diferente. Um lugar onde só vejo a luz do dia por apenas 6 horas durante o inverno. No entanto, durante este tempo aqui, Deus tem me revelado e ensinado tantas coisas novas. Ele abriu minha mente para entender alguns pontos de forma tão diferente do que eu costumava, e ainda colocou tantas pessoas incríveis na minha vida. Quando olho para trás e vejo como Deus tem trabalhado em minha vida, posso refletir e entender que as coisas que aconteceram comigo há muito tempo fazem todo o sentido agora. E pelos próximos cinco meses aqui na Noruega, vou continuar orando a Deus todos os dias e pedindo fé e força necessárias para continuar.

Luis Ricardo Bach

de Ituporanga/SC. Participante do programa de intercâmbios do ME, mora em Alesund, Noruega.

terça-feira, 29 janeiro 2019

Mais do ME

Tenha esperança por algo que não te decepciona

Tenha esperança por algo que não te decepciona

Colocar nossa esperança em Cristo é a única garantia de sermos correspondidos. Não por nossos próprios méritos, mas porque é uma promessa de Deus para cada cristão. Depositar nossos desejos e vontades nele é a única maneira de não sermos decepcionados. Só Ele é a esperança que não decepciona.

ler mais

O compartilhar da vida no compartilhar da sala de estar

A terra santa, onde Deus está, também são as pessoas que estão sedentas procurando por respostas e principalmente que ainda não conhecem Jesus. Ao nosso redor há vários corações que são terra santa, vidas em que Deus está agindo e trabalhando. Nós somos convidados a tirar as nossas sandálias e servir na vida dessas pessoas. Somos convidados a iniciar a missão aqui, com as pessoas que estão ao nosso redor.

Tenha esperança por algo que não te decepciona

Colocar nossa esperança em Cristo é a única garantia de sermos correspondidos. Não por nossos próprios méritos, mas porque é uma promessa de Deus para cada cristão. Depositar nossos desejos e vontades nele é a única maneira de não sermos decepcionados. Só Ele é a esperança que não decepciona.

Selecionados para o Intercâmbio ME 2020/21

Veja quem foi selecionado para o Intercâmbio ME 2020, Noruega e França.

No ‘aqui’ também há solo santo

A terra santa, onde Deus está, também são as pessoas que estão sedentas procurando por respostas e principalmente que ainda não conhecem Jesus. Ao nosso redor há vários corações que são terra santa, vidas em que Deus está agindo e trabalhando. Nós somos convidados a tirar as nossas sandálias e servir na vida dessas pessoas. Somos convidados a iniciar a missão aqui, com as pessoas que estão ao nosso redor.

Mais de 2000 jovens participam de encontrões regionais

Todos esses encontros e temas discutidos são importantes para que haja um despertar de pessoas e vocações a partir da ação do Espírito Santo, além de proporcionar contatos entre jovens que clamam pelo Reino de Deus em várias partes do país.

Discipulado – vontade de Deus para o povo de Deus

Estamos produzindo discípulos maduros que imitam Cristo, constantemente servindo os outros? Se a resposta é “não”, então por que existimos? Jesus está dizendo que quem realmente está disposto a tornar-se cristão vai andar no mesmo ritmo dele, vai seguir seus passos e fazer o que Ele fazia: discípulos.

ME na assembleia da Alianza Evangélica Latina

Sou muito grato a Deus de ver coisas impactantes que Ele está fazendo e também de que a AEL, começa a ser boa referência e ousada em nortear e motivar com temas para os próximos 10 anos.

Fatos marcantes da Reforma Protestante

31 de outubro de 1517 foi o ponto de partida do movimento da Reforma. Nesta data, o teólogo Martim Lutero difundiu suas “95 teses”, frases curtas nas quais criticava o comércio das indulgências – um sistema de perdão dos pecados da Igreja Católica de São Pedro no Vaticano –  e questionava a autoridade do Papa Leão X  que o excomungou em 1521. 

Uma espiritualidade saudável que dá sentido à vida

Em uma sociedade hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalista onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade urge a necessidade de se falar sobre o suicídio para que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor.

Espiritualidade emocionalmente saudável

Durante o segundo encontro do SOMA, uma turma de mais de 30 jovens tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre uma vida espiritual e emocional saudáveis, como elas estão ligadas entre si, quais as cargas familiares positivas e negativas que carregam e como esses fatores influenciam para o desenvolvimento da própria personalidade.

Abraão e os 300

Abrão foi chamado por Deus para deixar sua casa e partir para uma terra que o próprio Senhor mostraria a ele, sob a orientação de que deixasse tudo para trás – parentes inclusive. Contrariado ele leva um dos seus sobrinhos, o qual mais tarde iria causar algumas dores de cabeça para Abrão.

Seus olhos estão abertos para as oportunidades?

Durante meu período de intercâmbio vivi algo novo para mim, que me deixou chocado principalmente nos três primeiros meses de intercâmbio e que foi bem diferente da minha experiência anterior, me fazendo pensar muito e refletindo inclusive neste texto: REFUGIADOS.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.