A Zona do (Sem)Forto

jan 4, 2019 | Intercâmbios

A Zona do (Sem)Forto

Participar de um programa de intercâmbio pode ser muitas coisas ao mesmo tempo: um sonho realizado, uma baita oportunidade recebida, uma chance única, ou todos elas ao mesmo tempo. Mas algo que até então não imaginava ser tão real em viver numa cultura diferente é a forma como isso te dá um chute para fora da “zona de conforto”, ou seja, um intercâmbio é também um desafio. Comida, idioma, pessoas, clima, enfim, pequenas e grandes diferenças que implicam em uma pré-disposição a se mexer.

Tenho experimentado quase que diariamente o desafio de sair da minha zona de conforto, o que tem me feito perceber algumas coisas, e quero compartilhar duas delas:

1 – Percebi que passei bastante tempo na minha zona de conforto. Uma realidade que só agora, sendo confrontado diariamente consigo ver nitidamente. Se fosse só mudar a chave e começar a viver de um jeito diferente acredito que seria mais fácil, mas não é, pelo menos não pra mim e não agora. Parece que quanto mais tempo você passa na zona de conforto, mais difícil, desconfortável e longo se torna o caminho para fora dela.

2 – Tão importante quanto sair da zona de conforto é permanecer fora dela. Talvez este seja o princípio-chave. A tendência é sempre voltar e estacionar no lugar confortável, mesmo que de um jeito diferente ou em uma área diferente. Seja como for, dar continuidade a esse exercício de permanecer fora dela é um princípio fundamental.

Estudantes de Intercâmbio

Hald International Center – Mandal, Noruega

Mas talvez você esteja se perguntando “por que sair da zona de conforto?”. Uma das boas razões para isso é a de lutar exatamente contra aquilo que te faz querer permanecer nela – o conforto, que algumas vezes por atender pelo nome de MEDO. Medo de dar errado, de não ser o suficiente, de trazer à tona quem você realmente é. Dar o passo na direção para fora da zona de conforto é assumir o risco de pegar um caminho que você não está acostumado a pegar, e se perder é uma possibilidade. Porém, é nesse processo que a oportunidade de aprender a confiar no Deus Emanuel (Deus conosco) se torna real, e aquele que realmente conhece o caminho, que é o Caminho, se dispõe a ir contigo.

Existem vários motivos, mas um deles é o principal: em Jesus, Deus reafirma quem você é, e isso tem a incrível capacidade de te encorajar.

Uma excelente música pra ajudar a refletir nisso: Dare You To Move – Jon Foreman.

Lucas Flores, participante do Connect – programa de intercâmbio do ME

sexta-feira, 04 janeiro 2019
Descanso

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

ler mais

O Deus que tudo sabe

O caminhar hoje passou a ser esperar, o esperar passou a ser descansar e o descansar nos levou a confiar.

Descanso

Na adoração e descanso, somos lembrados que, por maior que seja nossa paixão pela missão, ela é de Deus. A Ele pertence o mundo, a Igreja e a nossa vida.

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

E se pararmos de buscar a felicidade?

Não há sentido em buscar prazer porque, por mais que se alcance tudo que é desejável, ao fim do dia o coração continua insatisfeito.

Movimento é vida!

Movimento é vida e saber que Deus segue a jornada de vida ao meu lado é o que me dá esperança de seguir em frente.

A vida da gente, em casa (parte 2)

Uma vida de paz é possível entre pessoas e ocupações diferentes, quando refletimos sobre valores e seguimos princípios para resolver nossos dilemas.

A vida da gente, em casa (parte 1)

Dentre outras coisas, a quarentena tem evidenciado novas crises matrimoniais, relações deturpadas de pais e filhos, vínculos profissionais frágeis e com isso, relacionamentos que se rompem.

Olhos abertos para a luz

Não guarde seus olhos no bolso, na escuridão das trevas, mas olhe para fora, olhe através de Cristo e veja a luz dele brilhar em e através de você.

Esfregando Esperança

É assim que somos chamados a fazer discípulos no Brasil e no mundo! Devemos ser crentes no dia a dia, permitindo que Jesus se aproxime cada vez mais de nós.

É bom viver em união! – Sl 133

Que esse momento possa servir como reflexão, para nos voltarmos a Deus e para as coisas dele, que são essenciais para nós, como seus filhos e filhas.

Eu venci o mundo!

Que possamos nos agarrar na obra salvadora de Jesus Cristo e assim vivermos com a esperança viva em nossos corações de que Jesus lutou e venceu por nós!

Romantizando Tragédias

Para os que creem, a morte em lugar de fim é simplesmente uma mudança de endereço para uma morada melhor.

Dia das Mães

Dia das Mães

Obrigado pelo tempo só pra mim e por estar perto quando eu precisava. Obrigado por me ensinar a ser corajosa e a lidar com o resultado das minhas travessuras. Obrigado por me ensinar a amar a Deus e as pessoas,­ a dizer a verdade, a pedir perdão, a dizer obrigado e...

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

Email Marketing by E-goi Email Marketing by E-goi

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.

Fique por dentro do que acontece no ME!